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VGNJUR Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 14:19 - A | A

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 14h:19 - A | A

INQUÉRITO CIVIL

MPF pede que Caixa adote medidas para reduzir tempo de espera nas filas de agência em VG

MPF requer adoção de medidas de reforço no atendimento prestado pelo banco em Várzea Grande

Lucione Nazareth/VGNJur

O Ministério Público Federal (MPF) e representantes da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso participaram de reunião com intuito de encontrar medidas de reforço no atendimento prestado pelo banco em Várzea Grande.  

De acordo com o MPF, o objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas da agência da Caixa na avenida Couto Magalhães, que chegou a ultrapassar o tempo máximo previsto na Lei Municipal 2.757/2005, que é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera e um dia depois de feriado. O problema resultou na abertura de inquérito em dezembro do ano passado – assinado pelo procurador da República Matheus de Andrade Bueno.  

Na reunião, realizada por meio de videoconferência em dezembro de 2023, o procurador Matheus propôs aos representantes da Caixa a adoção de algumas práticas para coibir casos irrazoáveis. Uma das sugestões foi a implementação de mecanismos de alerta quando houver tempo de espera extremamente desproporcional.  

“O objetivo não é a perfeição, mas garantir atendimento minimamente digno [...] o atendimento adequado constitui direito que decorre da legislação de proteção ao consumidor”, destacou o procurador.  

Ainda segundo ele, futuramente o MPF avaliará a efetivação do atendimento, inclusive levantando e analisando quais os casos de maior tempo de espera nas referidas agências (mediante requisição de dados diretamente à Caixa ou de fiscalização direta e/ou via Procon).  

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