22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024, 14:16 - A | A

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024, 14h:16 - A | A

decisão judicial

Juiz reconhece que Kalil denunciou esquema de corrupção no DAE

Juiz mandou Flávia Moretti excluir vídeo que associa Kalil ao suposto esquema

Lucione Nazareth/VGNJur

Em decisão eleitoral que determinou a exclusão de vídeos publicados por Flávia Moretti (PL) que associam a corrupção no Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) ao prefeito Kalil Baracat (MDB), o juiz da 49ª Zona Eleitoral, Wladys Roberto Freire do Amaral, reconheceu que o prefeito denunciou o esquema e que não é alvo da investigação. 

O DAE foi alvo da Operação Gota d’Água, deflagrada pela Polícia Civil na última sexta-feira (20.09). Na decisão, proferida nesta segunda (23), Wladys Roberto Freire do Amaral afirma que foi a própria prefeitura que denunciou as irregularidades da autarquia, em agosto de 2023. 

“Ao revés da afirmação veiculada nas redes sociais das requeridas, foi a própria Prefeitura Municipal de Várzea Grande que, na data de 03/08/2023, solicitou ao diretor do DAE/VG a adoção das providências cabíveis em face da denúncia encaminhada à Ouvidoria Geral do Município de Várzea Grande. Por sua vez, o diretor da autarquia municipal de distribuição de água e esgotamento sanitário de Várzea Grande, em atenção à solicitação acima mencionada, oficiou à Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, na data de 20/02/2024, com o objetivo levar ao conhecimento da autoridade policial as denúncias de corrupção na referida entidade”, diz trecho da decisão.

A Coligação de Kalil entrou com pedido de direito de resposta contra Moretti contra a veiculação de propaganda nas redes sociais Instagram e Facebook, que teria por objetivo difundir afirmação sabidamente inverídica, além de criar estados mentais sobre a suposta ligação entre o prefeito e a Operação Gota d’Água que investiga organização criminosa instalada na Diretoria Comercial da autarquia. 

No pedido, é anexada parte da propaganda, citando que, entre o trecho 00:00 e 00:10, a candidata Flávia Moretti, responsável pela narração do vídeo, afirma o seguinte: “[...] Sempre soubemos que existia um problema. Estava escondido, mas o atual prefeito fingia que estava tudo bem”. 

Em sua decisão, o juiz Wladys Roberto apontou que, ao utilizar a palavra “problema”, Moretti refere-se à Operação Gota d’Água que investiga organização criminosa instalada na Diretoria Comercial da autarquia. Contudo, ao afirmar que Kalil, apesar de ter conhecimento do esquema de corrupção, omitiu-se diante dos fatos: "A candidata Flávia incorre na prática de ilícito eleitoral, caracterizada por difundir afirmação sabidamente inverídica”. 

O magistrado frisou ainda as medidas adotadas pelo prefeito após a deflagração da operação, como exoneração de servidores e auditoria no DAE/VG. 

Segundo ele, a associação de Kalil a um escândalo de corrupção na autarquia municipal, aliado ao problema crônico de falta de água na cidade, influencia negativamente a opinião do eleitorado várzea-grandense sobre o prefeito, destacando que o gestor não é alvo da investigação. 

“Cumpre destacar que o procedimento inquisitorial correspondente aos fatos descortinados pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, no âmbito da Operação Gota d’Água, tramita perante o Núcleo de Inquéritos Policiais – NIPO, reforçando o fato de que, ao menos até o presente momento, o atual Prefeito Municipal de Várzea Grande não é alvo de investigação”, sic decisão ao determinar a exclusão do vídeo sob pena de multa diária, no valor de R$ 5 mil.

Leia Também - Justiça manda Kalil fazer auditoria e intervenção no DAE; vereador Pablo é afastado do cargo

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760