20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 10:19 - A | A

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 10h:19 - A | A

autorização judicial

Homem acusado de tentativa de chacina em MT será internado em hospital psiquiátrico

Homem matou uma pessoa e atirou em outras três na cidade de Juína

Lucione Nazareth/VGN

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) autorizou a transferência de Glauber Antônio Sant’ana de Oliveira para hospital psiquiátrico, no prazo de 30 dias, em decorrência de insanidade mental. A decisão, que consta do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) que circula nesta segunda-feira (05.09), cita que caso a medida não seja cumprida por falta de unidade adequada, o acusado deverá cumprir prisão domiciliar.  

Consta dos autos, que Glauber Antônio foi preso em maio de 2021 acusado de matar a tiros Alexandre Bispo de Paula e balear outras três no dia 10 de abril em uma residência na cidade de Juína (a 734 km de Cuiabá). O acusado confessou o crime e a defesa alegou que ele teve um surto psicótico.  

A defesa dele entrou com Habeas Corpus no TJMT alegando que foi reconhecida a presença de distúrbio mental, com a determinação de internação compulsória em manicômio judicial ou estabelecimento congênere. No entanto, que a decisão judicial não foi cumprida, sendo que Glauber segue mantido em cela comum, sem qualquer tratamento adequado.  

Diante disso, requer a revogada a internação do paciente, restituindo-lhe a liberdade, sem prejuízo da imposição de cautelares menos onerosas.  

O relator do recurso, o desembargador Paulo da Cunha, apontou que a jurisprudência dos Tribunais Superiores é clara que quando “caótico sistema prisional estatal não possui meios para manter os detentos em estabelecimento apropriado, é de se autorizar, excepcionalmente, que a prisão seja cumprida em prisão domiciliar”.    

Conforme o magistrado, nota-se que o Juízo da Terceira Vara de Juína, desde o mês de fevereiro de 2022, tem tomado “providências para que o acusado seja encaminhado a uma unidade prisional que tenha capacidade de tratar o paciente, ou sua remoção para hospital psiquiátrico”, contudo, não tem obtido êxito.  

“Assim, concedo a ordem para determinar a transferência do paciente para o estabelecimento adequado no prazo de 30 dias, após a intimação do acordão, persistindo a falta de vaga, assegurar-lhe, em caráter excepcional, a prisão domiciliar, sob as cautelas do Juízo singular, até que surja vaga no estabelecimento prisional adequado, salvo se estiver preso por outro motivo”, diz decisão.    

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760