Com 15 votos, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas foi eleita na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), nesta quinta-feira (26.11), como nova presidente do Poder Judiciário do Estado para o biênio 2021/2022.
A magistrada venceu a disputa com outros três desembargadores: Luiz Ferreira da Silva conquistou 11 votos, Sebastião de Moraes Filho teve dois votos e Juvenal Pereira da Silva que obteve apenas um voto.
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro foi eleita a vice-presidente do TJ/MT ao obter 26 votos. O desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito para o cargo de corregedor-geral de Justiça ao obter 18 votos; derrotando desembargador Pedro Sakamoto conquistou 10 votos.
A nova direção do TJ/MT assume o comando do órgão a partir do dia 1 de janeiro de 2021, sendo a posse no dia 19 de dezembro deste ano.
Nova presidente do TJ/MT – A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas é natural de Cuiabá, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá (Unic). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT) desde 25 de maio de 1983.
Maria Helena Gargaglione Póvoas foi a primeira mulher a tomar posse (em 2005) em vaga destinada ao Quinto Constitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso. Antes, foi a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), com dois mandatos entre 1993 e 1997.
Ela foi vice e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e hoje faz parte da gestão do TJ/MT, ocupando o posto de vice-presidente.
Além da advocacia e da magistratura, Maria Helena também tem atuação no magistério, como professora licenciada da Unic, onde leciona Direito Civil, Processo Civil e Prática Forense.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).