06 de Outubro de 2024
06 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 14:52 - A | A

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 14h:52 - A | A

mandado de busca e apreensão

STF manda apreender armas da deputada Carla Zambelli

PF cumpriu mandados de busca e apreensão nesta terça (03) em endereços da deputada Carla Zambelli

Lucione Nazareth/VGN

A Polícia Federal apreendeu na manhã desta terça-feira (03.01) três armas que estavam registradas em nome da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A apreensão foi realizada em cumprimento de mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

No dia 20 de dezembro do ano passado, Gilmar Mendes atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a suspensão da autorização do porte de arma de Zambelli. No dia 27, a parlamentar entregou uma pistola para a Polícia Federal.

Leia Mais - Deputada Carla Zambelli entrega arma para Polícia Federal

Consta dos autos, que posteriormente os agentes foram cumprir o cancelamento do porte de armas da deputada, descobrindo na ocasião que a autorização era para uma arma diferente daquele que havia sido entregue, entendendo assim indícios de que Zambelli possuía outras armas, comunicando o fato ao Supremo.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, informou ao ministro Gilmar Mendes que de acordo com levantamento realizado no sistema da Polícia Federal e informado nos autos, os investigadores identificaram que, além da pistola utilizada no dia dos fatos e entregue à PF, a parlamentar possui mais um revólver e duas pistolas registrados em seu nome. Por esse motivo, Lindôra Araújo requereu uma ampliação da medida cautelar, para que essas armas fossem apreendidas, assim como todas as munições em seu poder, por considerar que a posse e o manejo de armas de fogo pela parlamentar oferecem grave risco para a ordem pública.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Ao atender o pedido, o ministro Gilmar Mendes considerou que a recusa da parlamentar em entregar todas as armas registradas em seu nome, mesmo após a suspensão do porte, recomenda a adoção de providências “mais contundentes”, que sejam proporcionais à gravidade dos fatos narrados nos autos, e, também, necessárias para coibir novas afrontas à autoridade do STF.

As armas foram apreendidas em endereços da deputada Carla Zambelli em Brasília e em São Paulo.

A parlamentar comentou a apreensão em uma rede social: “Hoje eu sofri busca e apreensão a mandado do STF para entrega de outras três armas que eu tenho. [...] Apesar de ter entregue espontaneamente minha G3C 9mm, eles levaram também agora minha 380 Taurus, uma Ruger 9mm e uma arma de coleção 38 que eu tinha”.

Nota na íntegra de Carla Zambelli

A Deputada Federal Carla Zambelli informa que, nesta terça-feira (03), tomou conhecimento de uma decisão de busca e apreensão determinada pelo Supremo Tribunal Federal, para fins de recolhimento de armas para defesa pessoal que estavam em sua residência.

Chama a atenção que mesmo a dep. Zambelli tendo cumprido integralmente a decisão anterior, de forma voluntária, o STF tenha determinado uma medida ainda mais invasiva em seus endereços.

É preciso informar que o recurso apresentado pela defesa da deputada não foi sequer apreciado, mesmo tendo sido protocolado antes do novo pedido de busca e apreensão da PGR.

Por fim, Zambelli informa que cooperou, como sempre fará, com as autoridades policiais para o cumprimento da decisão. Caso qualquer atentado à vida da deputada, agora desprotegida, aconteça, já sabemos o responsável.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760