O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Gilberto Giraldelli, anunciou nesta quinta-feira (04.03), em sessão por videoconferência, a suspensão da eleição suplementar no município de Torixoréu (a 577 km de Cuiabá) – cidade com 4.071 habitantes, mas com um total 2.832 eleitores.
A nova eleição estava marcada para 11 de abril, sendo que nos próximos dias já iria iniciar a propaganda eleitoral e campanha dos candidatos perante aos eleitores da cidade.
Porém, segundo Gilberto Giraldelli, o aumento dos casos da Covid-19 em todo o Estado e também o decreto do governador Mauro Mendes (DEM), estabelecendo medidas restritivas para “frear” a contaminação, faz com que a Justiça Eleitoral adote medidas para ajudar neste combate.
“Já iria iniciar a propaganda eleitoral e certamente teríamos contato físico. Sabemos que em cidade do interior, embora seja apenas dois candidatos, eles fazem as visitas com suas comitivas, vários seguidores, e isso naturalmente vai geral aglomeração. Gerar aglomeração é um fator de risco muito grande sobre o ponto de vista da saúde pública, a transmissão do Covid-19 tem se dado muito em função destas aglomerações. Minha decisão, infelizmente, suspender é revogar todos os atos da eleição suplementar de Torixoréu. No aguardo de que tenhamos um momento mais apropriado”, declarou o desembargador.
Ainda segundo ele, a decisão sobre a suspensão de todos os atos do pleito eleitoral será proferida ainda hoje e publicada nos próximos dias.
A nova eleição será realizada por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao impedir a posse da ex-prefeita da cidade, Inês Coelho (DEM).
Leia Mais - STF nega pedido de ex-prefeita e mantém nova eleição em município de MT
Atualmente o município é comandado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Timo (PSB). Ele tem 27 anos de idade e foi eleito parlamentar após obter 282 votos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).