Professor há 38 anos, formado em Estudos Sociais, História e Pedagogia, especializado em Gerência de Cidades, mestre em Educação Infantil, atuando como professor efetivo desde 1988 e com vasta experiência nas áreas de Educação, Assistência Social, Planejamento e Gestão Pública, Silvio Aparecido Fidelis está à frente da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande desde 2016.
Como secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis tem enfatizado a importância da qualidade da Educação pública para o desenvolvimento integral da criança da infância até a adolescência. Silvio tem promovido iniciativas para melhorar a infraestrutura das escolas, a formação, capacitação e valorização dos profissionais da Educação, além da inclusão das inovações tecnológicas dentro de sala de aula. O secretário tem celebrado parcerias importantes com empresas e organizações das esferas municipais, estaduais e federais para oportunizar experiências educacionais inovadoras para os alunos da rede municipal de Várzea Grande.
Confira a entrevista com o secretário:
VGN - Quais foram as mudanças que o senhor pode destacar desde que assumiu a Secretaria de Educação de Várzea Grande?
Silvio Fidelis – Desde que assumimos a Secretaria, temos desenvolvido juntamente com nossa equipe, um trabalho promovendo ações de reestruturação e revitalização das unidades escolares da rede municipal, reformando, ampliando e até reconstruindo escolas, fazendo a reposição de todos os equipamentos, mobiliário, utensílios e materiais didáticos. A reestruturação das escolas vem acontecendo juntamente com a promoção de cursos de formação e capacitação para motivar, incentivar e valorizar nossos servidores da Educação.
VGN - Quais as iniciativas que a Secretaria de Educação vem tomado para melhorar o desempenho dos alunos?
Silvio Fidelis – A Secretaria tem tomado diversas iniciativas com foco no melhoramento do aprendizado e no desempenho de nossos alunos. A implementação de programas, projetos didáticos/pedagógicos e parcerias têm apresentado resultados efetivos nos processos de ensino/aprendizagem com a elevação do município de Várzea Grande no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Iniciativas como o Programa Cultivar, Programa Escolas Criativas, Projeto Esporte para além das Fronteiras e Programa de Escola em Tempo Ampliado (ETA) contribuem para esses avanços melhorando significativamente a performance e as avaliações em sala de aula.
VGN - Como a Secretaria tem atuado na demanda de tecnologia nas escolas?
Silvio Fidelis – Várzea Grande tem avançado muito na questão da implementação de novas tecnologias que permitam ampliar o nível de aprendizado de nossos alunos. Atualmente nossas escolas estão equipadas com lousa digital com acesso à internet. Com a inauguração do Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG), estamos atendendo alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental com uma Oficina de Introdução à Robótica e a Programação, visando o conhecimento e o estímulo dos nossos estudantes para essa área. Também estamos promovendo no NET/VG, capacitação em informática para técnicos administrativos, professores e gestores da rede pública, visando melhorar os processos de gestão das unidades escolares.
VGN - A Secretaria de Educação tem algum projeto específico voltado à ampliação de vagas para a Educação Infantil?
Silvio Fidelis – Várzea Grande é uma cidade em desenvolvimento, as iniciativas da Prefeitura Municipal nas diversas áreas fomentam o crescimento populacional. Com isso, a demanda por escolas e creches é cada vez maior. Temos conseguido ampliar as vagas na Educação Infantil com a entrega de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Na gestão Kalil Baracat já entregamos para a população as creches: Leuby Corrêa da Costa, CMEI Maria Ignes França Auad e Brigida Maria Costa Marques. Ainda estão programadas as entregas de mais 4 creches até o final de 2023 e 4 para serem entregues em 2024, garantindo assim o atendimento frente à crescente demanda.
VGN - Como Várzea Grande tem tratado a questão da inclusão na rede municipal de ensino?
Silvio Fidelis – A inclusão dos alunos é fundamental e temos trabalhado nisso desde que iniciamos nossa trajetória aqui na Secretaria. Diversas iniciativas foram promovidas para garantir a inclusão de nossos alunos em todos os sentidos. Várzea Grande possui o Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho que é referência em Mato Grosso no atendimento a crianças que apresentam algum tipo de deficiência como autismo, síndrome de Down, deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual e outros transtornos de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem. Após o diagnóstico especializado, os alunos recebem atendimento nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicomotricidade aquática e equoterapia, promovendo a inclusão, a dignidade e a possibilidade da melhoria no aprendizado.
VGN - Como a Secretaria está lidando com a questão do bullying e violência nas escolas?
Silvio Fidelis – Procuramos fomentar a conscientização e promover campanhas de conscientização para tratar essa questão, fomentando ações de cidadania e práticas de bom convívio social. A Secretaria tem trabalhado em parceria com diversas organizações que prestam um grande serviço à sociedade. Programas como o desenvolvido pela Polícia Militar, o PROERD, que forma todos os anos milhares de estudantes em um curso que tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões seguras e responsáveis no combate ao uso de drogas, à violência e também ao bullyng. Temos também o Projeto Paz e Segurança na Comunidade Escolar, que atua com foco no desenvolvimento do aluno nos valores importantes para a formação das capacidades morais, intelectuais e sociais, relativos à PAZ e a não violência através de experiências significativas para a vida de todos, proporcionando a construção de conhecimentos, análise das aplicações do ensino para formação docente e incorporação também de todas as formas de aprendizagem ativa que possibilitem aos estudantes desenvolver as competências cognitivas e sócio emocionais.
VGN - Quais são as perspectivas para o futuro da Educação municipal de Várzea Grande?
Silvio Fidelis –O prefeito Kalil Baracat acredita, valoriza e investe pesado nas áreas da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer de Várzea Grande. A gestão municipal tem uma previsão de investimentos na ordem de R$ 250 milhões até o final do mandato somente na área de educação. A gestão Kalil Baracat/José Hazama espera ampliar a oferta de vagas nas Escolas municipais de Educação Básica (EMEB) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), além de garantir a manutenção e conservação das unidades educacionais, dos centros culturais, dos espaços públicos para a prática esportiva e de lazer. Como podem perceber, temos ainda muito trabalho pela frente.
Acesse também: VGNJUR VGNAGRO Fatos de Brasília