Tendo o promotor Wesley Sanchez Lacerda como favorito e único homem na disputa, a lista dos candidatos ao cargo de desembargador contém 8 promotoras. A lista foi homologada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) nesta quarta-feira (11.09).
Além de Wesley, concorrem as promotoras Lindinalva Correia Rodrigues, Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, Valnice Silva dos Santos, Januária Dorilêo, Fernanda Pawelec Vasconcelos, Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, Maria Fernanda Corrêa da Costa e procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros.
Wesley foi o chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco) e apontado como favorito por ter como apoio figuras importantes do mundo jurídico como, por exemplo, o desembargador Marcos Machado, que declarou publicamente a preferência pelo promotor.
Wesley também é candidato do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior. O MPMT não regularizou a tempo a cota para mulheres no quinto constitucional nesta indicação para desembargador, o que manteve o espaço do promotor garantido.
Leia mais sobre o assunto: MPE atrasa regulamentação de cota que permite nomear promotoras como desembargadoras
O alto número de mulheres candidatos ao cargo no TJMT ocorreu em razão de uma entre as 62 mulheres da instituição com 10 anos de carreira e mais de 35 anos de idade. O objetivo é tentar, pela primeira vez na história da instituição, formar uma lista só de mulheres para a vaga.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).