08 de Novembro de 2024
08 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 13:56 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 13h:56 - A | A

Procurador-geral

Tem afinidade intelectual e moral para exercer cargo na PGR, diz relator sobre Paulo Gonet

Paulo Gonet foi indicado para ocupar cargo de procurador-geral da República

Lucione Nazareth/VGNJur

O senador e líder do Governo, Jaques Wagner (PT-BA), apresentou nesta terça-feira (05.12) relatório da indicação do subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco, para exercer o cargo de procurador-geral da República (PGR), na vaga decorrente do término do mandato de Augusto Aras.  

No parecer de quatro de páginas, o parlamentar citou a trajetória de Gonet no Ministério Público iniciado em 1986 no Distrito Federal, tendo inclusive exercido o cargo de assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Francisco Rezek, de 1983 a 1987.  

Paulo foi promovido a subprocurador-geral da República por merecimento, em 2012, foi designado para atuar em processos do STF.

O senador afirma que toda essa trajetória “demonstra experiência profissional, formação técnica adequada e afinidade intelectual e moral” que Gonet detém para o exercício do cargo de procurador-geral da República.  

“Cabe por fim registrar que atendendo ao disposto no art. 383 do RISF e do Ato nº 1, de 2007, desta Comissão, o ilustre indicado apresentou as declarações e certidões requeridas, inclusive a argumentação escrita em que demonstra experiência profissional, formação técnica adequada e afinidade intelectual e moral para o exercício do elevado cargo para o qual foi indicado. Diante do exposto, entendemos que as Senhoras Senadoras e os Senhores Senadores integrantes desta Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, dispõem de elementos suficientes para deliberar sobre a indicação do Senhor PAULO GUSTAVO GONET BRANCO para exercer o cargo de Procurador-Geral da República”, diz documento.

O relatório foi protocolado para embasar a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcada para o dia 13 de dezembro. Depois, a indicação também precisará ser analisada no plenário da Casa, sendo que ele precisa receber 41 votos dos 81 senadores.  

Leia Também - Secretário de Habitação de VG diz que sorteio de residencial não é bingo: “Queriam acompanhar comendo pipoca?”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760