O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um processo licitatório, na ordem de R$ 344.997,60 mil, para contratar uma empresa que preste serviços de rastreamento nas redes sociais sobre conteúdos que envolvam a Corte.
Segundo o edital do Pregão Eletrônico 90029/2024, nos serviços a serem executados pela empresa constam: monitoramento on-line e em tempo real de menções ao STF e de “temas de interesse” em redes sociais, com a entrega de alertas em tempo real (por mensagem instantânea), relatório diário, semanal e mensal, com análise quantitativa e qualitativa dos dados.
A empresa que vencer a licitação fará um acompanhamento, segundo o edital, de “24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano”, de palavras-chave e temas de interesse a serem definidos pelo Supremo, no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, TikTok e Linkedin.
Além disso, consta no edital que a empresa terá a responsabilidade de identificar quem são as pessoas que estão compartilhando os conteúdos, especialmente os autores de menções negativas.
O documento cita que o STF quer saber como está sua imagem perante a opinião pública, com uma classificação dos registros em “positivo”, “negativo” e “neutro”; e que a empresa mostre quais são as principais “fontes detratoras” e “influenciadoras” no ambiente digital.
“A plataforma digital da contratada deverá identificar público, formadores de opinião, discursos adotados, georreferenciamento da origem das postagens, bem como avaliar a influência dos públicos, dos padrões das mensagens e de eventuais ações organizadas na web”, diz trecho do edital.
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