O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), preste informações urgentes sobre as ações adotadas para combater as queimadas que têm devastado o Pantanal nas últimas semanas. A decisão, que também intima o Governo de Mato Grosso do Sul, atende a um pedido do Observatório do Clima.
Os governos dos dois Estados têm um prazo de cinco dias para relatar, de forma objetiva, as medidas que foram implementadas recentemente no combate aos incêndios, bem como os planos de prevenção para os próximos meses.
A decisão do STF atende ao pleito do Observatório do Clima, que havia solicitado a intimação urgente das autoridades para garantir que ações eficazes sejam tomadas para preservar o Pantanal, um dos ecossistemas mais importantes do Brasil.
O pedido foi parcialmente deferido, visto que, em relação à União, já está designada uma audiência que abordará a situação do Pantanal e da Amazônia, com a participação de ministros de Estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).