A presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) desembargadora Maria Helena Póvoas, em entrevista à imprensa na tarde desta sexta-feira (1º.07), afirmou que inaugurar o novo Fórum em Várzea Grande é um sonho para Justiça, servidores e magistrados que passam ou já passaram e os que vão estar futuramente na Comarca da Cidade Industrial.
Conforme a desembargadora, o novo espaço físico terá mais conforto para acomodar e fazer com que os magistrados possam realmente desempenhar e fazer as entregas judiciais da melhor forma possível.
A presidente do TJ/MT ainda ressaltou que o novo Fórum deu um melhor redimensionamento para Várzea Grande, pelo fato de ficar em uma localização que puxa a cidade para o crescimento numa outra vertente.
Questionada se com o novo espaço demandará a criação de novas Varas, Helena Póvoas declarou que Várzea Grande já chegou a uma condição dentro da Hierarquia do Judiciário que não há mais como aumentar.
“Várzea Grande já chegou a uma condição na Hierarquia do Judiciário, digamos assim, do Judiciário dentro das entrâncias do Judiciário que é entrância especial, e não há mais como aumentar, falando isso ao Jurisdicionado”.
A desembargadora concluiu que a questão do novo Fórum não se trata de fazer nenhum aumento no funcionamento da Comarca, e sim dar condições dignas e confortáveis para todos que transitarão pelo local.
“Parabéns a todos nós e aos presidentes que me antecederam”, finalizou Helena Póvoas.
Em entrevista à imprensa, na inauguração do novo Fórum de Várzea Grande, o governador Mauro Mendes (União), enalteceu a obra entregue pelo Tribunal de Justiça. Segundo o chefe do Executivo Estadual, o novo espaço seguramente trará melhores condições para o desempenho do importante papel que a Justiça mato-grossense tem perante a sociedade.
“Com essa bela obra, com esse excelente prédio e com essa excelente estrutura, no final do dia, eu tenho a absoluta convicção que nós teremos uma melhoria na prestação de serviço para sociedade e para o cidadão mato-grossense”.
Mauro ressaltou que o Governo do Estado também faz importantes investimentos em seus prédios públicos, escolas, hospitais, assim como na retaguarda também. “Isso é para que possamos com eles e com outras ações melhorar a prestação de serviço para o cidadão mato-grossense” concluiu Mendes.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), classificou o novo Fórum da cidade como uma obra magnifica, que irá potencializar Várzea Grande. “Hoje temos o Fórum, brevemente o Ministério Público, a Ordem dos Advogados, o Parque Tecnológico, as Universidades. Então além de fomentar o comércio o novo espaço vai gerar emprego e renda. Ficamos felizes e agradecemos o Tribunal de Justiça”.
Kalil destacou que com a nova estrutura, os processos terão uma maior celeridade, assim como o público será melhor atendido. "Até por isso que foi construído essa nova estrutura em Várzea Grande, e eu arrisco em dizer que é o Fórum mais bonito do Estado de Mato Grosso", finalizou Baracat.
O presidente da OAB de Várzea Grande, Rodrigo Araújo, enfatiza que o novo Fórum é moderno e acessível. "A inauguração do novo Fórum de Várzea Grande sem dúvida nenhuma é uma grande vitória, não apenas para advocacia várzea-grandense, mas, sobretudo para sociedade. É um espaço moderno, que trará melhor qualidade para os advogados que militam aqui na Subseção e também para sociedade, trazendo uma efetiva prestação jurisdicional. Hoje, sem dúvida nenhuma, é um dia muito festivo para toda sociedade várzea-grandense".
Ele também comentou sobre a Sala do Advogado, instalada nas dependências do novo Fórum. "É com imenso prazer que entregamos a Sala dos Advogados no novo Fórum de Várzea Grande. Um espaço moderno e pronto para atender os colegas, inclusive para realização de audiências virtuais".
Ao , o empresário Juarez Ductievicz Costa, que doou a área com 21.500 metros quadrados para instalação do Fórum de Várzea Grande, disse que quem ganhou com o empreendimento foi a cidade. Para Juarez, também foi um passo para o Fórum sair de onde estava, pois, a estrutura já não suportava mais as demandas.
“O novo Fórum veio para uma região ampla uma avenida ampla, e se Deus quiser o próximo passo vem o Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados Subseção Várzea Grande”.
O empresário ressaltou que espera ainda conseguir inaugurar a Universidade Federal, a Escola Técnica, Parque Tecnológico. “Então aos pouquinhos a região está acontecendo”, concluiu Juarez Costa.
Leia também - Novo Fórum de Várzea Grande é inaugurado na região do Chapéu do Sol
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).