A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, expressou sua preocupação nesta sexta-feira (24.11) em relação às atitudes do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Segundo Gisela, as ações do ministro são consideradas desrespeitosas e colocam a advocacia em uma posição inconveniente.
Durante a sessão da Corte Eleitoral na quinta-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes negou uma sustentação oral de defesa, ironizando uma possível ação da OAB. Ele explicou que tal prática não era permitida de acordo com o regimento interno da corte. Alexandre Moraes ainda previu que a OAB lançaria outra nota contra ele, gerando repercussão nas redes sociais.
Gisela Cardoso destacou que o Brasil possui mais de um milhão e trezentos mil advogados, e as prerrogativas de cada um desses profissionais devem ser sempre garantidas e respeitadas. Ela ressaltou que a OAB é a voz da sociedade civil e desempenha um papel fundamental na defesa da democracia nacional, merecendo respeito.
A presidente da OAB-MT afirmou: "Este tipo de 'chacota e piada infeliz' não condiz com o que se espera da Suprema Corte. O que sustenta nosso Estado Democrático de Direito é exatamente o respeito entre os poderes e as instituições".
Leia também - Ministro Barroso se manifesta sobre PEC que limita decisões monocráticas no STF: "Não contribuem para a institucionalidade"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).