A Polícia Federal cumpre na tarde desta sexta-feira (20.01), cinco mandados de busca e apreensão contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e contra o ex-secretário executivo da Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira.
De acordo com a PF, o cumprimento dos mandados foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O pedido partiu do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos instalado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito do inquérito que apura as condutas de autoridades públicas na invasão à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro.
Segundo a PGR, os mandados tem como objetivo recolher evidências que ajudem a esclarecer porque as autoridades públicas do Distrito Federal deixaram de adotar providências efetivas para evitar as ações de vandalismo.
Importante destacar que Ibaneis Rocha foi afastado pelo período de 90 dias do Governo do Distrito Federal após decisão do STF, inicialmente do ministro Alexandre de Moraes, que posteriormente foi mantida em colegiado, por 9 votos a 2.
Leia Também - Ministro do TSE aceita nova ação que pode deixar Bolsonaro inelegível
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).