19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 15:57 - A | A

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 15h:57 - A | A

DIREITO

OAB vai ao Congresso propor Emenda Constitucional para assegurar sustentação oral no STF

A OAB tem defendido a manutenção da sustentação oral dos advogados em julgamentos no STF

Edina Araújo/VGN

Na abertura da 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, em Bonito (MS), nessa quarta-feira (10.04), o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, anunciou que irá apresentar, na próxima semana, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso Nacional. A proposta tem como objetivo assegurar o direito dos advogados à sustentação oral nos tribunais brasileiros, com foco especial no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Apesar dos esforços de diálogo, não conseguimos resolver essa questão de forma satisfatória. Estamos empenhados em proteger o direito da advocacia de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros. Por isso, na próxima semana, apresentaremos uma PEC ao Congresso Nacional para encerrar definitivamente essa discussão sobre a primazia do regimento interno dos tribunais ou do Estatuto da Advocacia, que é regido por uma lei federal", afirmou Simonetti.

A OAB tem defendido a manutenção da sustentação oral dos advogados em julgamentos no STF desde que o tribunal decidiu incluir na pauta do plenário virtual, sem o consentimento da advocacia, julgamentos relacionados aos eventos de 8 de janeiro.

Após solicitação da Ordem, o presidente do Supremo, ministro Roberto Barroso, aprovou a modificação do regimento interno para que os julgamentos de ações penais ocorressem de forma presencial e com a possibilidade de sustentação oral. No entanto, essa decisão continuou sendo desconsiderada em julgamentos relativos a agravos.

Durante seu pronunciamento, o presidente do Conselho Federal da OAB reiterou que o Estatuto da Advocacia delineia todos os direitos e garantias da classe. "O direito de representar o povo brasileiro na tribuna sagrada da defesa, para aliviar suas angústias e corrigir as injustiças perpetradas contra o cidadão do Brasil, é um direito que vamos defender vigorosamente", declarou Simonetti. (Com OAB Nacional).

Leia tambémApós embate com Elon Musk, Moraes diz que "liberdade de expressão não é liberdade de agressão"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760