30 de Março de 2025
30 de Março de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 10:04 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 10h:04 - A | A

DENÚNCIA CRIMINAL

MDB e União pedem ao MPE apuração de “caixa dois” citado por Zaeli em entrevista ao VGN

“Tudo pode acontecer. Até a entrega de caixa dois, fake news", disse Zaeli em entrevista exclusiva ao VGN

Lucione Nazareth/VGNJur

O MDB e o União Brasil protocolaram, no último dia 21, uma denúncia na Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (PGJ) contra a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), em razão de suposto uso de caixa dois e disseminação de notícias falsas nas eleições de 2024. No documento, os partidos fundamentam a denúncia, principalmente, em entrevista exclusiva concedida ao portal pelo vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), na qual ele mencionou a possibilidade da ocorrência desses crimes durante a campanha eleitoral.

Em entrevista concedida ao portal , no último dia 21, o vice-prefeito Tião da Zaeli expôs suas divergências com a prefeita e fez uma declaração preocupante ao mencionar a possibilidade da prática de crimes eleitorais. “Tudo pode acontecer. Até a entrega de caixa dois, fake news… Tudo vai ser possível”, afirmou o vice-prefeito.

Leia a Matéria - Zaeli expõe briga com Moretti: "Me chamou de canalha, me empurrou, não me bateu porque o marido segurou"

Conforme apontado pelas legendas, os crimes mencionados pelo vice-prefeito reforçam a gravidade das infrações que estão sendo apuradas em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), em trâmite perante a Justiça Eleitoral.

“A admissão de culpa por parte do vice-prefeito não apenas corrobora as alegações constantes na AIJE, como também evidencia que os delitos foram, de fato, praticados, comprometendo a integridade do processo eleitoral. É imperioso que as autoridades competentes adotem as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos e garantir que a justiça prevaleça, assegurando a lisura e a transparência do pleito”, consta trecho da denúncia.

Segundo os denunciantes, não é a primeira vez que Tião da Zaeli profere declarações de cunho ameaçador relacionadas à denúncia de crimes eleitorais supostamente praticados por ele e por Flávia Moretti durante as eleições de 2024. Na petição, MDB e União Brasil anexaram uma nota publicada pelo portal . com o seguinte título: "Zaeli teria ameaçado Moretti com renúncia e denúncia de "caixa dois"

Os partidos sustentam que as declarações anteriores evidenciam a consciência do vice-prefeito acerca das práticas ilícitas supostamente ocorridas, o que, por conseguinte, reforça a gravidade das infrações investigadas na ação atualmente em trâmite na Justiça Eleitoral.

Ainda segundo os denunciantes, as declarações também revelam uma preocupação crescente com a integridade do processo eleitoral em Várzea Grande, bem como a “necessidade urgente de uma investigação minuciosa por parte das autoridades competentes”.

“Diante de todos os fatos apresentados, vem, por meio desta, solicitar à Procuradoria-Geral de Justiça a instauração do procedimento adequado para apurar os crimes eleitorais supostamente confessados pelo vice-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, tipificados nos artigos 323 e 350 do Código Eleitoral. A gravidade das infrações requer uma investigação minuciosa dos investigados Flávia Petersen Moretti (Flávia Moretti) e Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), a fim de assegurar a integridade do processo eleitoral e a responsabilização dos envolvidos”, diz trecho da denúncia.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760