13 de Fevereiro de 2025
13 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 09:15 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 09h:15 - A | A

Operação Armadillo

Justiça condena faccionado suspeito de planejar fuga na PCE; ele está internado com doença mental

Ele foi condenado por planejar a escavação de um túnel para a fuga de presos da PCE em 2022

Lucione Nazareth/VGNJur

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, condenou nessa terça-feira (11.02), João Batista Vieira dos Santos, a 12 anos, 6 meses e 6 dias de reclusão, por planejar a escavação de um túnel para a fuga de presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em setembro de 2022.

Consta dos autos que João Batista foi diagnosticado com psicose, um transtorno mental que faz com que as pessoas percebam ou interpretem as coisas de maneira diferente das pessoas que as rodeiam. Atualmente, ele faz tratamento médico especializado em regime de internação. Na decisão, o magistrado manteve a internação do acusado. 

“Desta feita, considerando que a hipótese é de doença mental superveniente, tenho que a medida de tratamento acima mencionada deve ser mantida enquanto se fizer necessária, razão pela qual, por aplicação analógica do art. 152, § 2° do Código de Processo Penal, após o trânsito em julgado da sentença condenatória o processo deverá permanecer suspenso até o restabelecimento do acusado, sendo somente então encaminhado à Execução Penal para início da execução da pena”, diz trecho da decisão.

João Batista Vieira foi alvo da Operação Armadillo, sendo condenado pelo cometimento dos crimes de organização criminosa e tentativa de facilitação de fuga, ao integrar um grupo que tentou cavar um túnel para a fuga de presos da PCE, entre eles, Sandro Silva Rabelo, o Sandro Louco. 

“O motivo do crime merece valoração negativa, uma vez que o braço da organização criminosa envolvido no delito visava ao atendimento dos interesses da mais alta cúpula do Comando Vermelho do Estado de Mato Grosso, merecendo, pois, maior reprovação”, diz outro trecho da decisão.

Leia Também - Juiz manda avaliar estado de saúde de faccionado suspeito de planejar fuga na PCE

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760