O juiz Murilo Moura Mesquita, da 1ª Vara Criminal de Várzea Grande, designou para o próximo dia 09 de setembro, o Júri Popular de Édio Gomes Júnior, popular Edinho, apontado como um dos ex-pistoleiros de João Arcanjo Ribeiro e que ficou conhecido como um dos autores da “Chacina da Fazenda São João”.
Edinho foi preso em 15 de abril deste ano pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no Estado de Sergipe, onde estava morando, em cumprimento a mandado de prisão.
Leia Também - Juiz mantém prisão de ex-pistoleiro de Arcanjo em ação que apura chacina de pescadores em VG
De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Edinho irá responder pelas mortes de José Ferreira de Almeida, Arili Manoel Oliveira, Itamar Batista Barcelos e Pedro Francisco Silva ocorrido em 20 de abril de 2004. A denúncia afirma que eles foram mortos quando foram pescar em um dos tanques de piscicultura na Fazenda São João da Cachoeira, que pertencia a João Arcanjo Ribeiro. A fazenda está localizada a 10 km do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.
Na época, conforme a denúncia, os seguranças amarraram os pés e as mãos das vítimas e os jogaram na represa, o que causou a morte de todos. Os corpos foram posteriormente recolhidos pelos capangas, que os jogaram na beira da BR-163, próxima à comunidade rural Capão das Antas.
Entre os seguranças denunciados, em 2005 “Pezão” foi condenado a 20 anos de reclusão e “Paraíba” absolvido. Já Noreci Gomes foi condenado em 2010 a 25 anos de prisão pelos crimes.
Em setembro será vez de Édio Gomes Júnior ser levado a julgamento pelo crime. A audiência está prevista para ocorrer às 15h50 por meio de videoconferência no Fórum de Várzea Grande.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).