19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 14:44 - A | A

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 14h:44 - A | A

explicações ao CNJ

Desembargador confessa fama de "lobista” de Zampieri na venda de sentenças no Judiciário: "Vendia juízes e desembargadores"

Segundo o desembargador, Zampieri vendia "juízes e desembargadores"

Lucione Nazareth/VGNJur

O desembargador afastado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho, afirmou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tinha conhecimento da "fama" do advogado Roberto Zampieri, morto a tiros em Cuiabá em 2023, em negociar sentenças no Judiciário, e que o caso era alvo de “comentários nos corredores do Tribunal de Justiça”.

Sebastião de Moraes prestou informações ao corregedor nacional de justiça, membro do CNJ, ministro Mauro Campbell Marques, sobre uma Reclamação Disciplinar ajuizada pelo advogado Igor Xavier Homar, contra ele sendo alvos ainda o desembargador João Ferreira Filho e a desembargadora Marilsen Andrade Addario.

No documento, o magistrado revela que, antes de ser morto, Roberto Zampieri teria atuado no caso envolvendo área avaliada em mais de R$ 80 milhões no município de Luciara, a 1.180 km de Cuiabá.

“Nesta mencionada RD, infelizmente, o reclamado [Moraes] foi descaradamente vendido. Mas, quando da defesa feita por este reclamado, comprovado restou que as minhas decisões não foram favoráveis ao indigitado advogado que, infelizmente, foi barbaramente assassinado. Cada tópico foi rechaçado e que indene de duvidas restou comprovado a inocência do ora representado”, diz trecho do documento.

O desembargador ainda prossegue, confessando ter conhecimento da “fama de lobista” de Zampieri na venda de sentenças.

“Apenas para o registro, chegava o falecido advogado Roberto Zampieri (Que Deus o tenha) ao cúmulo de vender juízes e desembargadores para ambas às partes e devolvia (quando devolvia) ao que perdia a demanda, segundo comentários nos corredores do Tribunal de Justiça”, sic documento.

Importante destacar que Sebastião de Moraes Filho foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça em 1º de agosto, acusado de supostamente participar de esquema de “venda de sentença”.

Leia Também - CNJ aponta que desembargadores trocaram sentenças por "presentes" de alto valor

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760