Há mais de 10 anos, as obras intermináveis na avenida da FEB, uma das principais vias de Várzea Grande, têm sido fonte de incômodo para os moradores do município. O projeto, inicialmente destinado à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Copa do Mundo de 2014, não foi concluído e teve seu propósito alterado em 2020 para a implementação do Bus Rapid Transit (BRT) pelo governador do Estado, Mauro Mendes (União), substituindo uma das maiores polêmicas de corrupção em Mato Grosso.
No entanto, o BRT não parece caminhar para um desfecho diferente. As obras de reconstrução do canteiro central, que deveriam ser entregues pelo Governo do Estado em novembro de 2023, foram adiadas em 9 meses. Conforme a previsão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, a conclusão total das obras da avenida da FEB está agora prevista para agosto de 2024
Em 2023, apesar da declaração pública do Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de que não permitiria o avanço das obras do novo modal para a capital, o Governo do Estado, sem um projeto concluído, iniciou as obras em Várzea Grande e retirou os trilhos da avenida da Feb.
A Prefeitura de Cuiabá recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender todas as obras relacionadas à troca do VLT pelo BRT, em Cuiabá e Várzea Grande, alegando falta de projetos executivos e básicos, bem como a ausência de discussão com os municípios envolvidos.
O procurador-geral adjunto da Prefeitura de Cuiabá, Benedicto Miguel Calix Filho, destacou que o governo alterou autoritariamente o traçado do modal, afetando diretamente moradores e comerciantes da região. A mudança incluiu a entrada na Avenida Couto Magalhães, sem previsão ou discussão anterior com a população e comerciantes.
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Em abril, os moradores enfrentaram as dificuldades causadas pelas interdições da Avenida para as obras de recuperação do canteiro central.
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Embora as obras estejam em andamento desde o primeiro semestre do ano, somente em agosto a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) marcou uma audiência pública para discutir o Impacto de Vizinhança e o Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) pertinentes à implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo metropolitano, em Várzea Grande.
A possibilidade das obras afetarem as movimentadas avenidas Filinto Muller e Couto Magalhães causou revolta entre comerciantes e representantes públicos do município. O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Pedro Paulo Tolares (União), manifestou seu descontentamento com a falta de transparência e esclarecimentos em relação às obras do BRT em entrevista à imprensa.
Após o anúncio Sinfra de que as obras do BRT começariam na avenida Couto Magalhães em setembro, comerciantes da avenida manifestaram contra a implantação do modal, exibindo bandeiras pretas nas fachadas em sinal de luto pelo impacto nas atividades comerciais locais.
Em entrevistas, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), se manifestou dizendo que quando era relator do Conselho Deliberativo Metropolitano – Vale do Rio Cuiabá em 2021, e apresentou voto favorável a troca dos modais, de VLT para BRT, não estava ciente do projeto que alteraria a rota do modal, impactando a avenida Couto Magalhães.
Em setembro, Kalil Baracat anunciou suspensão das obras na Couto Magalhães até que o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo Oliveira, também conhecido como Marcelo Padeiro, apresentasse um estudo detalhado sobre essas propostas.
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Com a suspensão das obras na Couto Magalhães e Fillinto Muller, a Sinfra reduziu o número de funcionários na obra das avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, que deveria entregar a reconstrução do canteiro central em novembro, e culpou a Prefeitura de Várzea Grande.
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Fábio Tardin, popular Fabinho (PSB), protocolou um requerimento solicitando informações atualizadas sobre a previsão de conclusão das obras de construção das pistas de concreto na avenida da FEB.
Outro lado: Em nota, a Sinfra esclareceu que resta finalizar as pistas de concreto em três pontos da cidade e há outros trabalhos a serem executados, como estações, calçadas e recapeamento. Diante disso, a previsão de finalização total da Avenida da FEB é em agosto de 2024.
Em Cuiabá, a implantação do BRT ainda é uma incerteza para os moradores, pois Emanuel Pinheiro, mostra resistência em deixar as obras avançarem para a cidade sem a apresentação do projeto, enquanto o governador do Estado, Mauro Mendes (União), ignora essa solicitação e diz que as obras vão acontecer de qualquer forma.