26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Retrospectiva Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024, 14:00 - A | A

Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024, 14h:00 - A | A

Retrospectiva 2024

Chacinas, políticos mortos e mais de 800 homicídios marcaram 2024 em MT

A chacina que vitimou três pais de família que trabalhavam como motoristas de aplicativo, ocorreu em abril

Gislaine Morais/VGN

Mais de 800 homicídios foram registrados em Mato Grosso entre janeiro e novembro de 2024, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT). Em 2023, o estado havia registrado 919 homicídios dolosos, crimes cometidos com intenção de matar.

Segundo um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, também referente a 2023, a cidade de Sorriso foi classificada como a 4ª mais violenta do Brasil, além de liderar o ranking nacional de incidência de estupros.

No ano de 2024, Mato Grosso foi palco de crimes bárbaros que chocaram a população. Entre eles, duas chacinas, incluindo uma contra motoristas por aplicativo em Várzea Grande; um caso em que pai e filho se mataram durante uma discussão; a morte de um pai ao tentar salvar o filho; uma criança e seu pai assassinados por disputas entre facções; episódios de tortura e corpos decapitados. Outro caso marcante foi a tentativa de chacina em Peixoto de Azevedo, cometida por mãe e filho, que resultou na morte de dois idosos.

A chacina que vitimou seis pessoas, quatro homens e duas mulheres ocorreu no dia 06 de março, em Alto Garças, a 366 km de Cuiabá, cidade pacata, que possui pouco mais de 13 mil habitantes. As vítimas foram mortas a tiros. Os crimes foram registrados com 30 minutos de diferença, sendo os três primeiros as 21 e os outros três às 21h30.

Idosos assassinados no Dia de Tiradentes

O feriado de Dia de Tiradentes, foi marcado pela frieza da empresária Inês Gemilaki e seu filho até então médico, Bruno Gemilaki Dal Poz, que invadiram uma residência e mataram dois idosos e feriram um padre. Na ocasião, o cunhado da pecuarista foi acusado de dar suporte na ação criminosa e na fuga dos criminosos.

O crime ocorreu no município de Peixoto de Azevedo, a 672 km de Cuiabá, e teria sido motivado por uma cobrança de aluguel por parte de um garimpeiro. Pilson Pereira da Silva, 69 anos, e Rui Luiz Bogo, 81 anos, foram mortos a tiros, contudo, o verdadeiro alvo da pecuarista não foi atingido no tiroteio.

Outro crime bárbaro que chocou o Estado Mato Grosso, mais precisamente Várzea Grande, vitimou três pais de família que trabalhavam como motoristas de aplicativo.

Os três foram mortos pelo mesmo grupo, envolvendo, três jovens e dois adolescentes. Após a detenção, os criminosos chegaram a confessar que depois do primeiro, tomaram gosto em matar. Friamente eles solicitavam a corrida de APP, dentro do veículo anunciavam o assalto, e depois de conseguir saques e transferências, as vítimas eram levadas para uma região de mata e mortas com golpes de faca.

As vítimas Elizeu Rosa Coelho, 58 anos, Nilson Nogueira, 42 anos, e Márcio Rogério Carneiro, 34 anos, foram mortas entre os dias 10 e 14 de abril.

Fevereiro marcado por tragédia em família

Um desentendimento familiar na noite do dia 02 de fevereiro, em uma residência no Assentamento São Manoel, na zona rural do município Querência (a 840 km de Cuiabá), terminou na trágica morte de pai e filho.

Após a discussão, o jovem Mateus Alves Pozena, 25 anos, saiu da residência e retornou armado com uma espingarda, mas não esperava que seria surpreendido pelo pai também armado. Reomar Pozena, 47 anos, atirou primeiro no filho, e o jovem mesmo ferido revidou o disparo contra o pai. Ambos morrerem no local do confronto.

O mês ainda é fevereiro, mas dessa vez a tragédia vitimou uma família do município de Sorriso, a 397 km de Cuiabá. Maurício Rodrigues dos Reis Filhos, 66 anos, dormia com a esposa, quando indivíduos invadiram sua residência a procura de seu filho.

Os criminosos arrobaram a porta do quarto de João Vitor Silva dos Reis, 23 anos, o pai correu, lutou com contra os criminosos, e abraçou o jovem durante uma intensa sessão tiros, e acabou morrendo para defender o filho. O jovem foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dois dias depois do pai.

Ainda em fevereiro, João Vitor Menez Soares, 22 anos, e a sua filha, Zayra Menez Carvalho, de apenas 2 anos, foram mortos a tiros por uma dupla de criminosos, em uma residência no município de Barra do Garças, a 512 km da Capital mato-grossense.

A única sobrevivente, esposa do jovem, chegou a relatar aos policiais que estavam morando na cidade há 6 meses, pois o esposo era foragido da justiça e tinha uma passagem por crime de homicídio cometido em Goiânia (GO).

Torturas, corpos decapitados e carbonizados

No ano das eleições municipais, duas candidatas tiveram suas mortes decretadas por facções criminosas. A primeira ocorreu em menos de um mês para eleições. Candidata a vereadora na cidade de Porto Esperidião, a 327 km de Cuiabá, Rayane Alves Porto, 28, foi torturada até a morte com a irmã Rithiele Alves Porto, 25 anos.

Rayane e irmã, juntamente com mais dois jovens, foram sequestrados quando deixavam o Festival da Pesca. Nove indivíduos, sendo sete homens e duas mulheres, levaram as vítimas para uma residência na região central. Apenas as irmãs foram mortas após terem os dedos e cabelos cortados.

A motivação do crime seria pelo fato das vítimas terem tirado uma foto no Rio Jauru, simbolizando o número 3.

Já no dia 11 novembro, a cantora transexual e suplente de vereador pelo PSDB em Sinop, município a 479 km de Cuiabá, Santrosa Batidão, 27 anos, foi encontrada decapitada em uma área de mata na região dos Vilas. A cantora era conhecida por sua postura polêmica e por sua ativa participação política na cidade.

Após o corpo ser encontrado em condições chocantes, o delegado Bráulio Junqueira, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), declarou que Santrosa foi alvo do Comando Vermelho (CV), pois estaria contrariando os interesses da facção.

Em Várzea Grande, aos menos cinco corpos foram encontrados carbonizados em 2024. No dia 06 de outubro, dois corpos encontrados queimados dentro de um veículo às margens da Passagem da Conceição, se tratava de pai e filho.

Raimundo Rodrigues e Thiago Ventura, pai e filho, foram julgados pelo ‘tribunal do crime’ e mortos por uma organização criminosa. Os dois foram executados, algemados um ao lado do outro e os corpos colocados dentro de um carro Nissan Kicks e depois queimados junto com o veículo.

Já no dia 09 de dezembro, na região de mata na Fazenda Precisão, depois da Ponte do Rio Parios, os policiais encontraram dois corpos, sendo que um estava totalmente carbonizado e o outro com os pés e mãos amarrados e com algumas queimaduras. As vítimas vestiam roupas que seriam de uma distribuidora do município.

Outro corpo, que não foi identificado, foi encontrado em uma região de mata na comunidade do Formigueiro, em Várzea Grande. Ao lado do corpo, foi encontrada uma faca de serra.

Deivison José da Silva, 33 anos, teve o corpo incendiado na residência onde morava com a esposa, no bairro Jardim Ikaraí, em Várzea Grande. O crime foi cometido pela companheira. Ao ser presa, a mulher disse que Deivison teria atentado contra sua vida, e ainda "jogado" na sua cara que ela era um passatempo, pois o grande amor da sua vida seria a ex-mulher.

Dados alarmantes envolvendo a cidade de Sorriso em 2023 

Em um estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, referente ao ano de 2023, Sorriso foi avaliada como a 4ª cidade mais violenta de todo o Brasil. Além de ocupar a 1ª posição no ranking de cidades com mais índices de estupro. Leia matéria relacionada - Cidade de Mato Grosso é a 1ª com mais índices de estupro e a 4ª mais violenta do Brasil

O município teve uma taxa de 77,7 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, uma diferença de 7,5 comparado ao ano de 2022, quando o município recebeu a sexta posição de cidade mais violenta. Em relação aos casos de estupros, o município ocupou a posição com uma taxa de 113,9% estupros para cada 100 mil habitantes.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760