O ano de 2024 ficará marcado pelo descaso do Governo Estadual de Mato Grosso com os munícipes de Várzea Grande, especialmente em relação às obras públicas e investimentos na cidade. Entre as diversas promessas, duas obras estão atrasadas, uma está abandonada e outra sequer começou.
Ponte do Carrapicho
Iniciada na gestão do ex-governador Pedro Taques, em 2018, a construção da Ponte do Carrapicho – Governador Pedro Pedrossian, orçada em mais de R$ 70 milhões aos cofres públicos, foi retomada no Governo Mauro Mendes (União Brasil), com a promessa de que estaria concluída em 2022, contudo, cerca de dois anos depois, as obras continuam no local. Embora anteriormente tenha sido anunciado que a obra estaria 99% concluída, o prazo contratual para sua finalização é 29 de janeiro de 2025.
COT do Pari
Herança da Copa do Mundo de 2014, a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari é outra promessa ainda não cumprida. Em 15 de agosto de 2023, ao anunciar a retomada das obras, o governador Mauro Mendes estabeleceu um prazo de 18 meses para conclusão, fixando a entrega para fevereiro de 2025. Contudo, em novembro, faltando cerca de cinco meses para encerar o contrato com a empresa responsável pelas obras, a obra permanece praticamente paralisada, acumulando prejuízos e atrasos.
Apesar de não existir qualquer obra em andamento, o Consórcio Barra do Pari recebeu do Governo do Estado, entre dezembro de 2023 a maio deste ano, R$ 565.886,81 mil por serviços no Centro de Treinamento – dados do Portal FIPLAN. Além disso, em 17 abril deste ano, o Estado empenhou um valor de R$ 5.387.301,98 milhões para o Consórcio em relação à obra.
BRT em Várzea Grande
Anunciado 2020 para substituir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) está longe de ser finalizado em Várzea Grande. A previsão inicial era de que as obras acabassem no fim do primeiro semestre de 2024, contudo, em setembro deste ano Mauro Mendes declarou que as obras estavam atrasadas devido à escassez de mão de obra no Estado e que não tinham previsão para ser finalizada. O transporte vai ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande e, ao todo, a obra é orçada em R$ 468 milhões.
Rodovia dos Imigrantes
Entre prazos atrasados, há também a obra de duplicação da rodovia dos Imigrantes (BR-070) em Várzea Grande, que nem começou. Orçada em aproximadamente R$ 600 milhões, a obra também está sendo realizada em Cuiabá, tendo em vista que lá a obra já está sendo realizada.
Estipulada com um prazo de conclusão para 18 meses, a obra prevê a duplicação dos 28,1 km da rodovia, a recuperação da pista antiga, a construção de cinco viadutos, pistas marginais, retornos em nível, acesso estruturado à comunidade de Bonsucesso e a duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá.
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