05 de Janeiro de 2025
05 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Retrospectiva Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024, 13:40 - A | A

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024, 13h:40 - A | A

Visita de presidenciáveis

Em 2024, Lula inaugurou obras em MT e Bolsonaro disse não ter “noção” do que fez no Estado

O ex-presidente Bolsonaro cumpriu agendas políticas em Cuiabá/Várzea Grande, em Sinop, Diamantino e Campo Novo do Parecis

Adriana Assunção/VGN

O Estado que se encontra na região do país considerada uma das mais bolsonarista do país, recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para inaugurações de obras e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para agendas políticas neste ano de 2024.

Em julho deste ano, Lula inaugurou em Várzea Grande, obras de modernização de quatro aeroportos de Mato Grosso e também entregou mais de mil casas habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. Na oportunidade, Lula destacou que retirou 24 milhões de pessoas do mapa da fome e apontou à doação de ossinhos em um açougue em Cuiabá. “Não quero ver mais uma pessoa na fila do açougue pegando ossinho.”

Lula não participou de agenda política levando seus pré-candidatos a prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Lúdio Cabral (PT) e a professora Leliane Borges (PT), respectivamente, a tirar fotos ainda no desembarque.

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpriu agenda no Estado em duas oportunidades. Na pré-campanha participou de eventos em quatro cidades do Estado, em Cuiabá/Várzea Grande, Diamantino, Campo Novo do Parecis e em Sinop.

No aniversário de Cuiabá, 8 de abril, Bolsonaro participou de eventos da pré-campanha do deputado federal Abilio Brunini e de Flávia Moretti (PL). Na ocasião, Flávia destacou a falta de água ao afirmar que a população de Várzea Grande passava sede.

Bolsonaro retornou em outubro de 2024, durante o segundo turno da eleição em Cuiabá. Ele veio reforçar o palanque do deputado Abilio, que enfrentava o candidato Lúdio Cabral (PT). Na oportunidade, Bolsonaro chamou atenção por não saber indicar uma obra do seu Governo em benefício do Estado. Ele preferiu citar as políticas públicas gerais que implementou no país, a exemplo, água para o Nordeste, implantação do PIX e a destinação de recursos para Covid-19. “É tanta coisa, que não tenho noção.”

Ainda em MT, Bolsonaro seguiu criticando as urnas eletrônicas e a falta de liberdade de expressão sobre o tema mesmo diante da vitória do PL em 21 Prefeituras do Estado. “Não vou dizer que estou desconfiado senão posso sair preso daqui.”

Com vitória eleitoral em todas as cidades que visitou, Bolsonaro também chamou atenção em sua visita ao município de Sinop. Ele participou de uma motociata e da feira Norte Show no Parque de Exposições da Acrinorte, mas o que chamou atenção, foi a situação constrangedora vivido pelo prefeito e a primeira-dama de Sinop, Roberto Dorner e Scheila Pedroso da Silva, que foram impedidos de compartilhar o mesmo veículo em que estava o ex-presidente.

O vídeo viralizou e foi muito usado na campanha eleitoral contra a reeleição de Roberto Dorner. À época, Bolsonaro escolheu Mirtes Grota (Novo) para desfilar ao seu lado. Apesar de enfrentar oposição dentro do próprio partido, Dorner venceu a eleição.

Leia mais: Venda de decisões: Escândalo levou Judiciário de MT para as páginas policiais em 2024

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760