O ano de 2023 se revelou desafiador para as promessas do governador Mauro Mendes em Várzea Grande, especialmente no que diz respeito às obras públicas e investimentos na cidade. A construção do Centro Oficial de Treinamentos (COT) da Barra do Pari, uma herança da Copa do Mundo de 2014, permanece praticamente paralisada, gerando prejuízos e atrasos, apesar da ordem de serviço ter sido assinada há 4 meses.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), a finalização da construção do COT do Pari está previsto para o primeiro semestre de 2025 e somente em 2024, que será entregue e licitado o projeto que transforma o COT um Centro de Treinamento das Forças de Segurança.
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Na esfera judicial, a empresa responsável para executar a obra Consórcio Barra do Pari, liderado pela empresa Construtora Engeglobal de propriedade do empresário Fernando Roberio de Borges Garcia – pai do secretário Fábio Garcia (União), deve prestar informações sobre a obra que foi paralisada, gerando prejuízos e atrasos significativos.
Além do Cot do Pari, as obras do BRT, também são uma promessa do governador, que seguem atrasadas e sem um projeto básico para implantação em Várzea Grande e Cuiabá. O projeto é uma das principais cobranças do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) para a obra ser iniciada na capital. O prefeito Kalil Baracat (MDB), também luta para conseguir esclarecimentos sobre a falta de projetos para as obras já iniciadas na cidade industrial.
Além das obras não concluídas, Mauro Mendes, ainda coleciona promessas não cumpridas em Várzea Grande, como, por exemplo, o Terminal Rodoviário e o Mercado Municipal, o qual ele prometeu apoio na construção. Mas após esperar por meses, por uma iniciativa do Governo e receber como resposta um recuo da parceria planejada, o prefeito Kalil Baracat, decidiu dar andamento nos projetos por meio de financiamento no valor de R$ 20 milhões, na Caixa Econômica Federal.
O senador Jayme Campos (União), e os deputados estaduais, Júlio Campos (União) e Fábio Tardim (PSB), figuras políticas, que iniciaram a carreira política em Várzea Grande e atuam em prol dos moradores da cidade, deram apoio ao prefeito no avanço do projeto de construção do Terminal Rodoviário e o Mercado Municipal, em 2023.
Outra necessidade para os moradores da cidade industrial, e que o governador, se mostrou contrário, mesmo após anunciar que daria apoio, foi a construção do Instituto Médico Legal. Em 2020, Mauro Mendes, revelou ao , seu desejo em construir o IML na cidade.
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No entanto, em 2023, quando o deputado estadual, Fábio Tardim, apresentou inclusão da construção da instituição, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o Governador vetou o projeto. Entretanto, os deputados derrubaram o veto governamental.
O funcionamento de uma Delegacia que realize atendimento especializado às mulheres várzea-grandenses, durante 24h, também é um assunto no qual o governador permaneceu inerte em 2023, mesmo após cobranças incessantes dos vereadores do município. Para o presidente da Câmara de Várzea Grande, Pedrinho (União) não há um avanço no combate à violência contra a mulher no município pela má vontade do governador Mauro Mendes.
A vereadora Gisa Barros (União), destacou por diversas vezes na Câmara do município que o governador Mauro Mendes vem tratando com descaso à segurança pública do município.
Apesar da lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que determina o funcionamento 24 horas das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, incluindo finais de semana e feriados, a segunda maior cidade do município de Mato Grosso, Várzea Grande, não possui a delegacia especializada com atendimento 24h.
Esses são apenas alguns assuntos em que o Mauro Mendes deixou a desejar em 2023, pois na área da educação e na intervenção na saúde, o governador recebeu críticas politicas.