O ex-presidente da Câmara de Várzea Grande, Waldir Bento (MDB), protocolou nessa sexta-feira (10.08) um Mandado de Segurança junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) para que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) lhe dê posse como deputado estadual na cadeira de Mauro Savi (DEM).
Mauro Savi foi preso no dia 09 de maio na 2ª fase da Operação Bereré, denominada Bônus, além de ter sido afastado de suas funções, por decisão judicial. Ele é acusado de liderar um esquema de desvio de dinheiro do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran). Com a prisão do parlamentar ninguém assumiu a sua cadeira no Legislativo estadual.
Na última segunda-feira (06.08), Waldir ingressou com um requerimento na AL/MT reivindicando a vaga de Mauro Savi. Porém, o Legislativo se posicionou no sentido de que o ex-vereador só poderia ocupar a vaga do democrata quando completar o período de 120 dias, critério estabelecido no Regimento Interno da AL/MT no que se refere a suplente ocupar vaga do titular no caso do mesmo se ausentar por período de 120 dias ou superior (sem que deputado tenha solicitado pedido de licença).
“Aguardamos até essa sexta e nada. Eles não se posicionaram sobre a posse e diante disso, resolvemos procurar a justiça. É de direito do Waldir Bento tomar posse na vaga e a justiça precisa resolver isso o mais breve possível”, declarou o advogado Fernando Parma Timidati ao oticias.
Segundo ele, um dos argumentos utilizados no Mandado de Segurança é de que manutenção de Mauro Savi como deputado estadual está gerando prejuízos aos cofres públicos que já ultrapassam “meio milhão”, sem que ele desempenhe qualquer atividade de parlamentar em prol da sociedade.
“Ele preso já gerou um gasto de mais de meio milhão a Assembleia Legislativa, com os proventos que estão sendo pagos a ele, sem exercer qualquer atividade parlamentar. Isso é lesar os cofres públicos. Anexamos documento relatando este gasto que o Legislativo tem com ele, mesmo Savi estando preso. Agora vamos aguardar a decisão do TJ”, revelou o advogado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).