O deputado estadual Beto Dois a Um (União Brasil), juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), propuseram na manhã desta quarta-feira (13.11), em plenário, a criação da Comenda Benedito Sant’Anna da Silva Freire de Literatura.
A iniciativa, caso aprovada pela Comissão de Mérito da ALMT e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), vai condecorar escritores mato-grossenses e também aqueles que produzem literatura em Mato Grosso há pelo menos dez anos.
“Pensando na enorme relevância desse extraordinário poeta mato-grossense, e como forma de agradecimento e incentivo à literatura produzida em Mato Grosso, pensamos na criação dessa comenda que leva o nome de Silva Freire. Uma justa homenagem a esse que é, sem dúvidas, um dos maiores expoentes da cultura de Mato Grosso”, destaca Beto Dois a Um.
Nascido na região das usinas de cana de açúcar, em Santo Antônio do Leverger, Silva Freire era jurista, jornalista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, escritor e poeta. Criou em parceria com Wladimir Dias-Pino, o Intensivismo, único e exclusivo movimento literário fundado em Mato Grosso e que se espalhou pelo Brasil e América Latina.
“Beto Dois a Um é muito sensível à cultura, ele percebe como ninguém a construção da nova identidade mato-grossense que se fixa de maneira eterna por meio dos livros de qualidade que estão sendo publicados hoje. Uma comenda especificamente literária é a verdadeira compreensão do legislativo frente a dimensão e volume da construção literária de Mato Grosso. Aqui é terra de Manoel de Barros, Dom Aquino, José de Mesquita, mas também é um lugar de arte pujante todo tempo. Temos hoje uma geração que produz com muita qualidade e regularidade. A literatura é o segmento artístico mato-grossense que está pronto para o mercado literário, notificação legislativa e conhecimento nacional”, analisa Luciene Carvalho, presidente da Academia Mato-grossense de Letras.
Para o deputado Eduardo Botelho, a criação dessa comenda é uma forma de reconhecer a importância de Silva Freire, mas também uma oportunidade de incentivo à nova geração de escritores.
“Silva Freire é um dos mais importantes nomes da literatura mato-grossense, e a criação dessa comenda é uma forma de reconhecer sua genialidade, perpetuando sua importância para a cultura do nosso estado, além de incentivar novas gerações de escritores. Silva Freire, é uma grande inspiração para escritores, mas também é um exemplo de cidadão apaixonado pela cultura de Mato Grosso”, destaca o parlamentar.
Leia também - STJ define que medidas protetivas da Maria da Penha não tenham prazo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).