O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, e o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, autorizaram nesta quarta-feira (02.04) o governador Mauro Mendes (União) a publicar os primeiros editais de licitação para a retomada das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).
“O Tribunal de Contas, internamente, está processando o pleito que nós formulamos e encaminhamos à Corte, através das áreas técnicas, entretanto, o presidente e os presentes, eles já autorizaram que nós possamos imediatamente publicar e iniciar a contratação dos novos trechos nos modelos propostos pelo governo”, declarou o governador.
Segundo ele, se posteriormente for detectada necessidade de ajustes nos documentos apresentados ao TCE para contratação das novas empresas, as correções serão realizadas no decorrer do processo. Mendes falou que o Governo quer “correr contra o tempo” e publicar ainda nesta semana os editais de contratação de três trechos da obra.
“Como hoje nós queremos correr contra o tempo, e baseado neste princípio da confiança que o trabalho que Governo faz e do Tribunal, nós iremos iniciar nesta semana as publicações das novas contratações”, destacou Mauro.
Já o presidente do TCE, Sérgio Ricardo, afiançou a orientação da Corte para Mendes retomar as obras. Segundo ele, existe mão de obra qualificada no Brasil todo para executar o serviço e que as empresas que forem contratadas pelo Governo do Estado podem buscar essa mão de obra em outros Estados.
“Essa questão é problema da empresa que será contratada. Tem que trazer. Imagina em um país com mais de 200 milhões de habitantes, se não vai ter mão de obra para trabalhar, para ganhar bem, receber um salário, receber tratamento digno. Tem mão de obra sim, o que não tem mais é desculpa para fazer essa obra na área central de Cuiabá e Várzea Grande”, disse o conselheiro.
Ricardo ainda defendeu a divisão da retomada das obras em vários lotes (com trechos pré-estabelecidos). “Tomara que as empresas sejam bem escolhidas, porque cada uma vai fazer um trecho, e o governador e a equipe dele vão saber quantas empresas são necessárias. [...] É muito importante essa obra. Ela é icônica para a paciência da população de Cuiabá e Várzea Grande. Eu entendo que agora vai!”, finalizou.
Leia Também - Mauro Mendes entrega contas de 2024 ao TCE e destaca avanço da educação em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).