O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), entregou nesta quarta-feira (02.04) as contas do exercício de 2024 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O relatório apresenta dados técnicos sobre a aplicação dos recursos públicos, em conformidade com a Lei Orgânica da Corte e as Constituições Federal e Estadual.
Na reunião com os conselheiros, Mendes destacou a redução do endividamento do Estado — sem, no entanto, apresentar números — e afirmou que mais de 18% da arrecadação foi destinada a investimentos. Segundo ele, os recursos têm sido aplicados em diversas frentes, especialmente em obras de infraestrutura nos municípios, como a construção de hospitais.
O governador também enfatizou o desempenho positivo da educação pública estadual. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Mato Grosso subiu 14 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio entre 2019 e 2024, passando do 22º para o 8º lugar no ranking nacional.
Segundo Mauro Mendes, o avanço é resultado de um esforço conjunto entre o governo, os profissionais da área e os estudantes. Ele afirmou que a meta é colocar o Estado entre os cinco melhores do país. O governador também atribuiu parte desse desempenho ao modelo de escolas cívico-militares.
“Na escola cívico-militar, o aluno canta o hino nacional pelo menos uma vez por semana. Tem horário para chegar, não há tolerância com comportamentos inadequados. Esse pilar de respeito e disciplina é colocado em prática. Este ano estamos implantando 100 novas escolas cívico-militares, e até maio todas devem estar funcionando. No Ideb, das 10 melhores escolas de Mato Grosso, sete são militares”, afirmou.
Mendes disse ainda que a demanda por esse modelo tem crescido no interior do Estado, com prefeitos e vereadores solicitando a implantação das unidades. “Hoje é uma das coisas mais pedidas pelos pais e mães. A aceitação tem sido muito grande”, finalizou.
Leia Também - Brasil consolida posição como “supermercado do mundo”, afirma ministro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).