O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou na manhã desta quarta-feira (02.04) o projeto Escola de Formação do Servidor e Estrutura, voltado à capacitação dos funcionários municipais para aprimorar a gestão pública e evitar possíveis problemas administrativos. A iniciativa busca padronizar processos, reduzir burocracias e qualificar servidores para áreas estratégicas, como o Departamento de Apoio Financeiro (DAF) e a fiscalização de contratos.
Durante evento de lançamento, Brunini destacou a necessidade de formar servidores capacitados para elaborar termos de referência e evitar problemas que possam comprometer a eficiência da administração pública. Segundo ele, a falta de padronização nos processos tem impactado negativamente a gestão nos últimos 90 dias, dificultando compras, contrações e execuções de serviços essenciais.
“A gente percebe que não tem um sistema adequado, que não tem pessoas acostumadas com uma forma de gestão que nos permitirá desenvolver a Prefeitura com mais eficiência e menos burocracia. Isso prejudicou muito durante esses 90 dias, porque você queria fazer a compra de um produto ou medicamento, ou atividades, e muitas vezes dentro dessas secretarias não tinha pessoas com expertise na preparação dos documentos adequados, um histórico de consumo adequado formulado, um planejamento adequado”, explicou o mandatário.
A Escola de Formação do Servidor contará com uma plataforma híbrida, oferecendo cursos presenciais e online, em um sistema semelhante a uma plataforma de streaming, onde os servidores poderão acessar conteúdos de capacitação e realizar avaliações.
Além da capacitação técnica, o projeto visa promover a valorização e motivação dos servidores, proporcionando melhor atendimento à população. A Escola também terá um papel fundamental na formação dos profissionais da educação, incluindo a implementação de metodologias inovadoras.
A professora Solange, que esteve à frente da Secretaria de Educação nos últimos 90 dias, foi nomeada para liderar a Escola de Formação do Servidor. Segundo o prefeito, sua experiência e dedicação foram fundamentais para enfrentar desafios complexos na educação municipal, tornando-a a escolha ideal para estruturar o novo projeto de capacitação dos servidores.
Leia também - Abilio anuncia Amauri Monge como novo secretário de Educação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).