15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 16 de Julho de 2021, 10:00 - A | A

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021, 10h:00 - A | A

Programa Mais MT Cirurgias

Santa Casa será referência em cirurgias eletivas e Metropolitano em Covid-19

Mendes garantiu que o programa Mais MT Cirurgias lançado pelo Governo do Estado irá recuperar a fila por procedimentos eletivos em Mato Grosso.

Adriana Assunção & Lucione Nazareth/VGN

Reprodução

Santa Casa

Hospital Estadual Santa Casa

 

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) revelou a estratégia de tornar o Hospital Estadual Santa Casa referência em cirurgias eletivas dentro do programa "Mais MT Cirurgias" e direcionar o atendimento Covid-19, para o Hospital Metropolitano Hospital Estadual Lousite Ferreira Da Silva, em Várzea Grande.

Segundo o governador, a estratégia foi possível em razão da redução de ocupação da taxa de UTIs, que oscila em torno de 70% nas unidades Covid-19. “Nós lançamos o programa Mais MT Cirurgias que vai ao final fazer 138 mil procedimentos, cirurgias e exames laboratoriais, um grande investimento na ordem de R$105 milhões inicialmente previsto só do Governo nos incentivos, foram recursos que deverão ser realocados pelos municípios através das propostas, que eles vão pactuar com o Estado (...). Vamos centralizar todo atendimento Covid-19 no Metropolitano e destinar a Santa Casa, que tem 10 salas cirúrgicas, quase 200 leitos de enfermaria, para que seja o nosso hospital de referência para cirurgias”, declarou o governador durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira (15.07).

Leia mais: Geller diz que programa Mais MT Cirurgias será “um alívio aos prefeitos e as famílias” 

Mendes garantiu que o programa Mais MT Cirurgias lançado pelo Governo do Estado irá recuperar a fila por procedimentos eletivos em Mato Grosso. Segundo Mendes, essa “fila gigantesca” existe há muitos anos e estavam acumuladas em razão da pandemia Covid-19. “Nosso objetivo com esse programa é zerar essa fila antiga que sempre existiu e tenha certeza com trabalho de todos, com o excelente trabalho feito pela Secretaria de Saúde e toda equipe nós vamos alcançar”, declarou o governador.

Questionado sobre prazos, Mendes avaliou ser difícil estabelecer devido aos novos casos que poderão surgir no meio do processo. Entretanto, acredita que o programa irá zerar a fila antes de doze meses, período que encerra o contrato.

“Não temos uma métrica objetiva. Não gosto de falar aquilo que não tenho certeza, é muito difícil dizer que em seis meses, mas é um programa que que foi por decreto estabelecido para acontecer em 12 meses, mas nós sabemos que isso pode ser feito muito antes dependendo do empenho dos municípios, das respostas que vamos ter de todos os prestadores de serviços e profissionais médicos desse programa”, avaliou o Chefe do Poder Executivo.

Sobre a parceria com os municípios, Mauro explica que os gestores irão entrar no sistema que já está disponível de forma on-line e cadastrar as propostas de adesão. “Eles vão apresentar as propostas e a adesão vai ser analisada, nós vamos distribuir isso em todo Estado. Todos os consórcios e em todos os regionais dentro de uma lógica para observar aquilo que já era feito e aquilo que nós queremos continuar fazendo - ampliando -. Nós não vamos dar dinheiro novo para fazer o que já foi feito. Vamos dar dinheiro para ampliar o atendimento e mais cirurgias em todo Estado”, condicionou Mauro.

Mauro explica que a rede de atendimento do programa Mais MT Cirurgias será formada por municípios, Estado e hospitais privados contratados. “A rede ela vai ser utilizada por todos os municípios, hospitais municipais, hospitais regionais e também a contratação de serviços na rede privada, que vai ser feita pelo município com garantia que o Governo do Estado dentro daquilo que está pactuado e acordado vamos fazer essas cirurgias”, declarou.

Mendes enfatizou que o pontapé inicial do programa Mais MT Cirurgias deverá ocorrer de forma simultânea em um “Dia D” nos diversos Hospitais do Estado de Mato Grosso. “Estamos estudando qual o fluxo para separar aquele atendimento. Ainda tenho atendimento Covid em algumas unidades e para implementar é preciso separar, mas o pontapé também poderá ser dado em hospitais municipais e hospitais de contrato. O pontapé será simultâneo em um dia D para marcar o início de um grande programa de cirurgias para o Estado de Mato Grosso”, declarou o governador.

Procedimentos - As cirurgias previstas contemplam as especialidades de Geniturinário, Aparelho Digestivo, Ortopedia, Cardiovascular, Neurocirurgia e Oftalmologia. Dentre os exames de alta complexidade, estão: Ressonância Magnética, Ultrassonografia com Dopper, Tomografia Computadorizada, Cintilografia, Eletroneuromiografia, Arteriografia, Cateterismo e Colangiopancreatofiaendoscópica.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760