Jefferson Rudy/Agência Senado
CPI pode enviar "mentiras" de Pazuello para MPF adotar providências e até processá-lo
“Ele mente e dissimula, é uma coisa absurda”, assim foi a avaliação do depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por parte do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado (CPI da Covid), senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O parlamentar concedeu entrevista coletiva reprovando a forma que o ex-ministro estaria se portando na CPI, negando inclusive declarações dele próprio (Pazuello) na época que comandava o Ministério da Saúde.
Veja Também - Senador cobra que CPI siga "dinheiro e escândalos de corrupção nos Estados e municípios”
“Ele não se recusou a responder nenhuma pergunta. Mas, a grande dificuldade é que ele elaborou uma estratégia para não responder exatamente nada, para dissimular, delongar essas respostas, se omitir, mentir. Foi uma opção que fez o ex-ministro. Desta forma ele está colaborando muito pouco com a investigação. Ele é a principal testemunha, mas resolveu mentir”, exclamou o senador.
Renan declarou que até as pessoas que acompanham o depoimento de Pazuello por meio das redes sociais estariam “enlouquecidas” com o comportamento do ex-ministro. “As pessoas que estão acompanhando o depoimento pelas redes sociais, elas estão enlouquecidas com o desdém que ele tem tratado a CPI e tem dissimulado sobre as nossas perguntas”, frisou.
Segundo ele, o ex-ministro estaria se comportando igualmente ao ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que de acordo com Calheiros, também mentiu a CPI, e que esse comportamento pode levar o presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), a enviar documento ao Ministério Público Federal retratando todas as “mentiras” proferidas por Pazuello na CPI da Covid – para adoção de providências e até processá-lo.
“Hoje nós estamos tendo a reiteração deste fato, e desta vez, pelo ex-ministro da Saúde a quem coube o enfrentamento da pandemia. Nós estamos investigando esses bastidores todos. Precisamos que ele colabore. Mas, ele chegou ao cúmulo de negar declarações dele próprio e do presidente da República. Tanto que vou sugerir ao presidente e ao vice-presidente da Comissão, a contratação de uma Agência checadora da verdade para que a CPI, pela primeira vez, possa chegar online essas mentiras que reiteradamente estão sendo ditas na Comissão”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).