Presidente da ALMT, deputado estadual, Maxi Russi (PSB), diz que Parlamento está descontente com burocracia da Desenvolve MT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) disponibilizou, ao Governo do Estado, para destinar a Desenvolve MT R$ 10 milhões, com objetivo de socorrer os pequenos empresários que passam por dificuldades financeiras neste momento de pandemia. A informação ao VGN é do presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), que demonstrou insatisfação com as exigências da MT Desenvolve para emprestar os recursos.
“Nós queremos que o dinheiro chegue na ponta. Esta é uma preocupação do Parlamento, de todos os deputados, e nós vamos, esta semana debater uma proposta, uma ideia, para que a gente possa fazer, através de um fundo de aval. Não adianta alocar recursos grana na Desenvolve e não emprestar aos nossos empresários. Este dinheiro precisa chegar ao empresário, chegar na ponta para quem realmente precisa”.
Leia mais
Desenvolve MT flexibiliza regras para contratação de crédito
Max disse que a preocupação do Parlamento é manter as empresas abertas e garantir empregos, para que pós- pandemia o Estado de Mato Grosso possa voltar a desenvolver. “Da forma que está a Assembleia não está satisfeita, não está gostando e queremos que isso se resolva o mais rápido possível”.
Da forma que está a Assembleia não está satisfeita, não está gostando e queremos que isso se resolva o mais rápido possível
Queixas – Os empresários estão reclamando da burocracia para conseguir o recurso. Muitos sequer conseguem passar pela inscrição no site da Desenvolve MT.
Um empresário de Várzea Grande, dono de uma peixaria no Distrito do Bonsucesso, disse ao VGN que é desanimador a burocracia. “A sensação é de impotência. Você começa a preencher o cadastro, mas é tanta burocracia, tanta coisa que exigem que mesmo com extrema necessidade, você fica desanimado e com a sensação que está sendo enganado. Exigem coisas que você liga para o contador e nem mesmo ele sabe por que estão exigindo. Sinceramente, não sei o que será de nós pequenos empresários”, desabafou.
Outra empresária reclama da exigência de fiador. “Todos os documentos exigidos foram apresentados. A empresa está com nome limpo, está no mercado há 15 anos, mas a Desenvolve MT exige um fiador, ou que a empresa tenha um veículo quitado para alienar à dívida. A empresa tem o veículo, mas está financiado, e as parcelas rigorosamente em dia, comprovou com documentos a idoneidade perante a agência, mas quem neste momento vai querer ser fiador de alguém?, questiona.
Ao VGN a Desenvolve MT justificou que é uma Agência de Fomento que cumpre regras impostas pelo Banco Central. E que já flexibilizaram vários documentos solicitados.
Ainda, segundo o órgão, os juros, a carência e a forma de pagamento que a Desenvolve MT oferece, o empresário não vai conseguir em outros bancos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).