O prefeito de Poconé (a 103 km de Cuiabá), Tatá Amaral (DEM), em entrevista nesta quarta-feira (11.08) concluiu que reduziram os focos de incêndios no Pantanal Mato-Grossense em 2021. Em 2020, cerca de 4 milhões de hectares foram destruídos pelo fogo no Pantanal, 26% do bioma foi consumido e ao menos 10 milhões de animais morreram.
“Este ano, graças a Deus, o resultado já está muito positivo, ano passado, neste período nós já tínhamos vários focos e este ano através do trabalho que está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros e toda equipe, em parceria com o Sindicato Rural, por envolver os produtores rurais, foi ótimo. E o resultado está acontecendo, bem menos focos, e quando vem, o controle está sendo mais rápido”, declarou o prefeito.
Ele também esclareceu sobre o incêndio no último dia (7) registrado na região do Pixaim, onde as chamas tiveram início em uma propriedade particular, no km 47 da Rodovia Transpantaneira, em Poconé. A ocorrência foi a primeira registrada este ano desde o início do período de estiagem.
Leia mais: "Seca" mata jacaré no Pantanal
“Foi questão de uma máquina, de um proprietário que estava fazendo aceiro e o foco gerou através da máquina, mas foi solucionado pelo trabalho que o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, explicou o prefeito.
Tatá Amaral acredita que os incêndios do ano passado no Pantanal não irão acontecer este ano: “Os cuidados são muito grandes, há a necessidade de todo mundo ficar atento, porque do nada surge o fogo. E para combater com essa seca ela demora. Então cuidem o máximo, todo cuidado é pouco e torcer para que possamos passar essa fase, sem grandes problemas que nem tivemos no ano passado”, orienta o prefeito.
Sobre as destruições deixadas pelos incêndios em 2020, o prefeito acredita que levará tempo para recuperar.
“Essa recuperação ela vai demorar muito. Nós estamos preocupados com isso, inclusive tivemos há poucos dias com o deputado Max na Assembleia em busca de apoio e parceria para que possamos perfurar alguns poços artesianos no percurso da Transpantaneira. Várias localidades estão secas e com isso falta a e água até mesmo para os animais”, relatou.
Ele afirma que o pleito junto ao presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), Max Russi, para perfurar quatro poços artesianos na região recebeu sinal verde. Entretanto, ainda se reunirá com os fazendeiros da região e Sindicato para definir os locais.
“Já há um sinal verde por parte do presidente da Assembleia Max Russi e nós já estamos agilizando uma forma de poder licitar, faremos um levantamento do custo para licitar e poder iniciar a perfuração de quatro poços. Vamos sentar com o pessoal do Sindicato Rural com os proprietários, fazendeiros da região para podermos ver mais ou menos os pontos mais adequados para perfuração”, encerrou o prefeito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).