O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casemiro, anunciaram importantes obras de duplicação em andamento na Capital e projeto federal de Modernização da travessia urbana, do Distrito Industrial (BR 163/364/070).
Segundo Valter Casemiro, o projeto federal terá custo total de R$1,5 bilhão. A previsão de entrega para o trecho que liga a Estância Bahia até o município de Jaciara (a 146 km de Cuiabá), será até o final de 2018. Posteriormente, o projeto é duplicar mais 10 km, do trecho de Jaciara a Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá). Ao todo, serão seis viadutos e uma trincheira. Serão entregues 23 km até outubro deste ano e 10 km para 2019.
“É uma obra importante que já estava prevista no processo de duplicação no trecho Cuiabá, Rondonópolis, este é o terceiro lote do empreendimento. O projeto prevê seis viadutos, isso traz mais mobilidade e maior segurança aos usuários, uma trincheira que vai contemplar a questão do contorno que fará as ligações com a cidade. É uma obra bastante impactante nas regiões”, pontuou o ministro.
Emanuel Pinheiro destacou o apoio do presidente Michel Temer, mas também fez questão de exaltar o trabalho do senador Wellington Fagundes (PR), para trazer as obras para o Estado. Pinheiro pontuou que a duplicação trará modernização, requalificação e embelezamento para a entrada e a saída de Cuiabá. Além de citar que os investimentos contemplam a BR 163 para uma melhor logística de escoamento da safra de grãos.
“A obra nessa região que vai valorizar a entrada e saída da nossa Capital, vai valorizar o mais importante ponto econômico da nossa região, vai dignificar milhares de moradores que nasceram e vivem naquela região. Pessoas que sonhavam em ter uma área mais valorizada, mais embelezada e pudesse fazer prevalecer à beleza histórica de nosso 300 anos”, afirmou.
Projeto Contorno Leste - Durante a coletiva, Pinheiro também apresentou as obras estruturantes da avenida Contorno Leste, que prevê cerca de 17 km e 300 metros ainda em fase de elaboração do processo de execução licitatório. Segundo Emanuel, o Contorno Leste deverá cortar 21 bairros e beneficiará 200 moradores da capital.
“Essa é uma grande obra que vai desafogar o trânsito de Cuiabá especialmente no quesito de mobilidade urbana, que vai melhorar muito a mobilidade urbana da Capital para carro de passeio, que o Rodoanel quando se tornar uma realidade, ele será para carros pesados, para caminhões, bitrens e para o escoamento da safra da produção. Eu estou preocupado com a mobilidade urbana, com os carros de passeio, com os ônibus coletivos.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).