Fechado o prazo para as convenções e definidos, em maioria, a união de partidos – ou federações -, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já fez as contas e junto com as respectivas legendas e já sabe quais candidatos terão maior tempo nos programas eleitorais de rádio e TV.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com será o que om mais tempo. A cada bloco de 12 minutos e 30 segundos de propaganda dos presidenciáveis na televisão e no rádio, Lula terá direito a 3 minutos e 16 segundos. A coligação liderada pelo ex-presidente reúne, formalmente, nove partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante e Agir). E ainda falta definir para que lado irá o Pros, que retirou nesta semana a pré-candiatura de Pablo Marçal ao Planalto. Se esse movimento se concretizar, Lula terá ainda mais tempo no horário eleitoral.
Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro terá o segundo maior tempo de TV. Seu partido, o PL, se coligou apenas com o Progressistas e o Republicanos. Assim, Bolsonaro terá 2 minutos e 40 segundos por bloco. Embora as três legendas estejam entre as maiores do Congresso, sobressai a dificuldade do presidente em agregar partidos à sua campanha. É o caso do PTB, que desistiu de se coligar com o PL e lançou ao Planalto o ex-deputado Roberto Jefferson.
Veja mais: Botelho vê candidatura de Márcia Pinheiro ao Governo como oportunidade para enriquecer debate
Na sequência, a presidenciável do MDB, a senadora Simone Tebet, que tem apoio do PSDB, Cidadania e Podemos, terá 2 minutos e 16 segundos de tempo de TV, pouco mais que os 2 minutos e 7 segundos da também senadora Soraya Thronicke (União Brasil). Ciro Gomes (PDT), por sua vez, terá 50 segundos por bloco.
Os demais presidenciáveis contarão com pouco tempo no horário eleitoral: Roberto Jefferson deve dispor de 20 segundos, seguido de Luiz Felipe d’Avila (Novo, 19 segundos) e Eymael (Democracia Cristã, 8,3 segundos). Já Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) terão, cada um, 6,8 segundos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).