Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram nesta quarta-feira (23.04) a criação de uma federação partidária batizada de União Progressista. A aliança foi formada com o objetivo de fortalecer a centro-direita nas eleições de 2026 e já nasce como a maior força parlamentar do Congresso Nacional.
A união foi celebrada por lideranças das duas siglas. O ex-senador por Mato Grosso, Cidinho Santos (PP), comemorou nas redes sociais: “Da Federação do União Brasil e Progressistas nasce o maior Bloco Parlamentar do Brasil! Parabéns, Ciro Nogueira e Antônio Rueda!”.
O lançamento oficial da nova federação está marcado para a próxima terça-feira (29), às 15h, em Brasília.
Em Mato Grosso, a expectativa é que o grupo seja liderado pelo governador Mauro Mendes, presidente estadual do União Brasil. A legenda também conta com o senador Jayme Campos, além de deputados federais e estaduais, ampliando a força da federação no estado.
Com a formalização, o União Progressista passa a ser uma das principais apostas do centrão para as eleições de 2026, com força para disputar espaços nas esferas estadual e federal.
Leia também-Com MT líder em feminicídio, deputado quer urgência para projeto que endurece penas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).