O pré-candidato à 1ª suplência ao Senado Federal, ex-governador Júlio Campos (DEM) em entrevista ao oticias avaliou a ajuda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que anunciou o aporte de R$ 10,1 milhões, para combater os incêndios florestais no Estado como tardio, já que o fogo queimou aproximadamente 1.650.000 hectares.
Ele afirmou que teve proporção da destruição de parte do bioma desde o início de setembro, quando precisou deixar às pressas sua fazenda na região do Pantanal por conta do incêndio.
“Essa vinda do ministro Rogério Marinho e o próprio alerta que o governador recebeu do povo, o clamor de protesto do povo mato-grossense sensibilizou o Governo Federal. Mas está tarde né, foi uma providência muito tardia. Há 10 dias eu estive em minha fazenda no Pantanal e já fiquei horrorizado com o que está ocorrendo, com a perda do Meio Ambiente, da ecologia, da fauna e da flora. O fogo é violento com pouca presença do Estado”, disse Campos.
O ex-governador também criticou a quantidade de homens empregados no combate aos incêndios e sugeriu que o Governo faça aquisição de um avião canadense, aeronave criada para combater incêndios.
“Na transpantaneira tinha 20, 30 brigadista trabalhando com fogo violento, na região do Barão de Melgaço praticamente nada. O fogo vinha dos dois lados, daqui de Poconé ia para Barão de Melgaço e encontrava com fogo de Mato Grosso do Sul, menos até, porque Mato Grosso do Sul combateu mais. A nossa atuação era muito fraca, tinha dois a três helicópteros, dois ou três aviões jogando água, não dava”, disse.
Ele completou: “É uma tragédia tinha que ter contratado imediatamente mais equipes, mais equipamentos e mais carros pipas. Tinha que contratar um avião americano canadense que desce no rio e pega água e já vai jogando. Infelizmente nos descuidamos, o Governo do Estado, o Governo Federal, as próprias Prefeituras e as organizações não-governamentais (ONGs), entidades que defendem o Pantanal e a Floresta Amazônica foram muito fracas esse ano, deixaram correr solto. Se não vir a chuva agora vai continuar acabando tudo”, avaliou o democrata. Leia mais - Após "grito" de socorro de MT, Bolsonaro envia R$ 10,1 milhões para combater incêndios florestais
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).