Com “boicote”, condições para candidaturas e muitas discussões, veja quem foram os deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) que continuam em seus partidos e quem aproveitou a chamada "janela partidária" para mudar.
A “janela partidária”, que permite os deputados deixarem suas siglas sem punições, encerrou na sexta-feira (1º.04). Ela ficou aberta por 30 dias, desde 3 de março. Ao todo, quatro partidos tiveram destaque por aumentar sua bancada na Assembleia: PL, União Brasil, PSD e PSB.
Permaneceram na sigla, o deputado Carlos Avallone (PSDB), Dilmar Dal Bosco (União Brasil), Dr. João (MDB), Eduardo Botelho (União Brasil), Janaina Riva (MDB), Ludio Cabral (PT), Max Russi (PSB), Paulo Araújo (PP), Thiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT), Nininho (PSD), Valmir Moretto (Republicanos) e Dr. Eugênio (PSB).
Os que aproveitaram o prazo para trocar de partido sem perder o mandato foram: Wilson Santos, que deixou o PSDB para PSD; Dr. Gimenez que deixou o PV para filiar ao PSD; Prof. Allan Kardec que deixou o PDT para filiar ao PSB.
O Partido Liberal que não tinha nenhum representante da Assembleia Legislativa, mas a partir da filiação do presidente Jair Bolsonaro na sigla, recebeu os deputados bolsonaristas: Delegado Claudinei que deixou o União Brasil e se filiou ao PL; Elizeu Nascimento deixou União Brasil para se filiar ao PL; Gilberto Cattani que deixou o União Brasil para se filiar ao PL.
Leia também: Ludio diz que alianças podem fragilizar PT e debate irá apontar contradições do governador
Já o deputado estadual Ulysses Moraes não estava sendo aceito por nenhuma sigla. Segundo publicações de Ulysses em suas redes sociais, somente alguns partidos estavam aceitando seu nome na composição da chapa, sob condições de uma candidatura a deputado federal. No fim da janela, Ulysses Moraes confirmou pré-candidatura a deputado federal no PTB.
"Estamos sendo barrados em diversos partidos, infelizmente no Brasil não é permitida a candidatura independente. Partidos estão me impedindo de vir candidato a estadual, partidos estão boicotando alegando que temos muitos votos e tomamos a cadeira do cacique”, disse o deputado em resposta aos seus seguidores, publicada no stories do instagram.
Também mudou durante a “janela partidária” o deputado João Batista do Sindspen, que deixou o Pros para se filiar ao PP; Faissal que deixou o PV para se filiar no Cidadania e os deputados Xuxu Dal Molin e Sebastião Rezende deixaram o PSC para filiar no União Brasil.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).