Trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Comissão Pastoral da Terra (CPT) nesta quarta-feira (09.04) na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizada próximo à Praça do Choppão, em Cuiabá.
A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, também conhecida como “Abril Vermelho”, que ocorre anualmente em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996, quando 21 trabalhadores rurais foram mortos no Pará durante uma ação da Polícia Militar.
Segundo informações da CPT ao Repórter MT, cerca de 500 pessoas participam do acampamento, que começou com uma mobilização na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá.
Os manifestantes reivindicam a retomada de políticas públicas voltadas à reforma agrária, com desapropriação de terras improdutivas, regularização fundiária, investimentos em infraestrutura para os assentamentos já existentes, além de assistência técnica e financiamento para a agricultura familiar.
Eles também exigem uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para apresentar suas demandas e cobrar ações concretas do Governo Federal.
Leia também - Mauro Mendes nega gesto nazista e diz que crítica beira má-fé
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).