22 de Setembro de 2024
22 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 05 de Julho de 2021, 08:41 - A | A

Segunda-feira, 05 de Julho de 2021, 08h:41 - A | A

Aposentados

Deputados deixam para analisar alíquota da Previdência após as "férias"

A votação da nova alíquota da Previdência para aposentados e pensionistas de Mato Grosso deve ficar para o segundo semestre.

Adriana Assunção/VGN

FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Botelho

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM)

 

 

Os deputados estaduais marcaram sessão extraordinária nesta terça-feira (06.07) para apreciação da Proposta de Emenda à Constituição nº 10/2021 – que deverá assegurar empregos dos servidores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). No entanto, deixaram para o segundo semestre a votação da nova alíquota da Previdência para aposentados e pensionistas de Mato Grosso.

A nova alíquota de contribuição previdenciária deve “aliviar” os aposentados e inativos, que passaram a ser taxados em 14% da Previdência. 

Segundo o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM), o Governo ainda não sinalizou para enviar a proposta.

“A expectativa para o segundo semestre é de muita luta, de nos concentrarmos na LDO, na LOA, resolver de vez a questão dos aposentados, é um gargalo que nós ainda não conseguimos resolver. Enfim essas lutas ainda vão continuar no segundo semestre”, explicou o democrata.

Leia mais: Proposta da previdência acompanhará reajustes de salários, afirma Botelho

Os deputados aguardam uma nova alíquota elaborada pelo Governo do Estado e com representantes da Mato Grosso Previdência - MTPrev desde por meio de um acordo foi mantido o veto ao Projeto de Lei Complementar 36/2020, que revogou esse desconto até o valor do teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Leia mais: AL aprova PEC que poderá regularizar e assegurar empregos dos servidores da Empaer

Entre os projetos que ficaram pendentes de votação no primeiro semestre, Botelho destacou a PEC que deverá regularizar a situação de todos os servidores Empaer e a renovação do Fundo da Saúde.

“A pauta de votação vai ser a PEC 010, a PEC da Empaer. Esperamos votar o programa que veio do Governo que é sobre o Alfabetiza Mato Grosso e também vamos votar a renovação do fundo da saúde, aquele fundo que vem para os hospitais filantrópicos. É de muita importância esse recurso, que é em torno de R$ 40 milhões, mas é específico para os filantrópicos. Santa Helena, hospital Geral, Santa Casa de Rondonópolis, Santa Casa de Cáceres, enfim esses hospitais filantrópicos, Lins de Visão recebe e hospital do Câncer. Então nós temos que renovar para eles continuar”, declarou Botelho.

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760