A Secretaria Municipal de Saúde respondeu por meio de nota nesta segunda-feira (30.12) a denúncia do prefeito eleito Abílio Brunini, que apontou falta de soro, equipo, dipirona, falta copos descartáveis, papel higiênico e de profissionais da enfermagem e de limpeza nas unidades de saúde.
Em live em frente a Upa do Verdão na noite desse domingo (29), Abilio criticou a espera de mais de 5 horas para atendimento na classificação verde e também afirmou que os profissionais ameaçam paralisar por falta de pagamento.
Sobre a denúncia, a Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a falta de soro fisiológico foi ocasionada pela alta demanda de atendimentos registrados no final de semana. Segundo a nota, o número de atendimento alcançou a marca de quase 2 mil atendimentos nas UPAs.
“Esse volume elevado de atendimentos acabou comprometendo o estoque de soro, mas, conforme informado pelo CDMIC (Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá), a reposição completa do soro fisiológico já está sendo realizada nesta segunda-feira (30)”, cita trecho da nota.
Ainda conforme a Pasta, a falta de profissionais também ocorre em razão do afastamento de 13 servidores diagnosticados com a Covid-19.
“Além disso, a UPA Verdão enfrenta uma situação mais crítica, com 13 servidores afastados devido ao diagnóstico de Covid-19, o que agrava ainda mais o quadro de recursos humanos na unidade. A Prefeitura de Cuiabá está adotando todas as medidas necessárias para suprir a ausência desses profissionais e garantir o atendimento de qualidade à população.”
A Secretaria também apontou a dificuldade em transferir pacientes para essas unidades hospitalares.
“Devido à lotação, acaba fazendo com que as UPAs operem com um número de pacientes superior ao seu limite de capacidade, impactando o atendimento. A gestão municipal reforça o compromisso com a saúde da população e está tomando as medidas adequadas para resolver essas questões pontuais.”
Leia mais: Kalil paga nesta segunda (30) salário dos servidores públicos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).