O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, classificou como tentativa de “golpe tabajara” o suposto plano relatado nessa quinta-feira (02.02) pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) e que teria sido proposto pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). A declaração ocorreu durante videoconferência do Lide Brazil Conference, evento em Lisboa (Portugal) que reúne empresários e autoridades brasileiras.
Moraes contou que Marcos do Val solicitou uma audiência, mas sem especificar o que seria tratado no encontro, e que como atende diversos congressistas concedeu o requerimento. Na conversa, o senador teria contado sobre o suposto plano arquitetado por Daniel Silveira em grampear Marcos para gravar o ministro, o qual ele estranhou por eles (Moraes e senador) não terem qualquer intimidade.
“O que ele disse foi que o deputado Daniel Silveira o teria procurado, e ele (Do Val) teria participado de uma reunião com o ex-presidente da República, e a ideia genial que tiveram foi colocar escutas no senador, para que ele, a qual não tem nenhuma intimidade comigo [conversou apenas três vezes na vida], para que me pudesse me agravar e a partir desta gravação pudesse solicitar a minha retirada da presidência dos inquéritos”, relatou Moraes.
Conforme o magistrado, ao indagar o senador se ele poderia reafirmar o relato de forma oficial, através de um depoimento, Do Val disse que não alegando que “seria uma questão de inteligência e que infelizmente não poderia confirmar nada”. Por não ser oficial, Moraes desconsiderou as revelações do parlamentar.
“Tentativa de uma operação tabajara, que mostra exatamente o tão ridículo que nós chegamos em uma tentativa de golpe no Brasil. Tudo isso está sendo apurado. As investigações por parte da Polícia Federal para identificar todos aqueles que se envolveram na tentativa de golpe”, encerrou o ministro.
Leia Também - Senador renuncia mandato e acusa Bolsonaro de tentar coagi-lo a dar golpe
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).