O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, João Filho de Almeida Portela, condenou Reinaldo Silva Rio, o "Snype", que comandava as ações criminosas do Comando Vermelho dentro da cadeia. A decisão é da última sexta-feira (07.06). A íntegra não foi disponibilizada, sendo desconhecido o tempo de prisão estabelecido.
Conforme a sentença, Reinaldo e outras 23 pessoas foram condenadas por integrar organização criminosa. Todos foram alvos da Operação 10º Mandamento, deflagrada pela Polícia Civil em março de 2018. A ação da polícia desarticulou parte do grupo Comando Vermelho em Mato Grosso. Snype já esteve preso em Cuiabá, foi transferido para Catanduvas, no Paraná.
A operação, segundo a Polícia Civil, foi resultado de investigações que identificaram atuação da facção criminosa no interior dos presídios. Os investigadores descobriram que em maio de 2016 foram disparados tiros na 1ª Delegacia de Polícia e na Delegacia da Mulher do município de Barra do Garças.
Em seguida, houve um incêndio, com uso de coquetel “Molotov”, na casa de um agente penitenciário de Barra do Garças. As duas ações foram realizadas a mando da facção criminosa, segundo a polícia.
Além de Reinaldo foram condenados ainda: Aldemir de Assis Campos, Amaury Milhomem de Souza, Carla Eduarda Rodrigues dos Santos, Carlos Leonardo Oliveira Leal, Emmylee Souza da Silva, Fabio Barbosa Freres, Franksouza Santos, Gilson Rodrigues Santos, Kywsllen Martins Vieira, Milton Naves de Souza, Wanderson Pinheiro de Souza, Cristian Lucas Pereira Barbosa, Dejaclilton Vieira Moreira, Fabio Bastos Santana, Fernando Ferreira Abreu, Giovanne Carlos Andrade Souza, Jerônimo Gabriel Alves dos Santos Moreira, Jhoniscley Vieira Brito, Lady Dayana Marcia Magalhães Martines, Luiz Fernando Rodrigues da Silva, Neilson Gabriel Alves da Silva, Romário de Oliveira Goulart e Willian Ferreira Candido.
Leia Também - MPF vai apurar se atendimento no Hospital Júlio Müller foi prejudicado por conta da greve na UFMT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).