Em Cuiabá, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes apontou “falha de segurança” no ataque com bombas provocado por Francisco Wanderley Luiz na praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo ele, o fato mostrou a vulnerabilidade de todos os esquemas e sistemas de segurança.
“Não sabemos ainda [se houve falha], as investigações estão em andamento e obviamente temos que aguardar as conclusões dos setores técnicos da própria Polícia Federal, mas obviamente que são fatos que nos preocupam a todos, mostram a vulnerabilidade de todos os nossos esquemas e sistemas de segurança”, declarou Gilmar Mendes.
Gilmar Mendes também externou que terá que promover mudanças em sua segurança em locais públicos, a exemplo, passear em um shopping ou até mesmo ir a um restaurante.
“Infelizmente nós não temos uma cultura rigorosa de segurança, normalmente nós adotamos determinadas práticas e depois a dispensamos, até em nome da liberdade, nós queremos passear no shopping, poder ir a um restaurante, como todos queremos ter esse tipo de liberdade, e obviamente um episódio como esse nos faz reflexivos e precisamos mudar pelo o menos por hora o nosso modo de ver e incorporar mais elementos de segurança em nossas vidas”, declarou.
Ele destacou inclusive, atos de xingatório, até atitudes mais gravosas e danosas contra os ministros. Gilmar Mendes refletiu o período em que não existia o radicalismo.
“Éramos felizes e não sabíamos. Tínhamos uma vida normal e agora temos isso, desde o xingatório, até atitudes mais gravosas e danosas. Não é um problema brasileiro, é um problema mundial de certa forma, nós precisamos ser reflexivos para que o campo política volte à normalidade, eu saudava recentemente as eleições municipais”, afirmou.
Leia também: Vereadores de VG votam novas regras que complicam a liberação de licença para pavimentação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).