O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, João Filho de Almeida Portela, condenou nove integrantes do Comando Vermelho na Ação Penal oriundo da Operação ‘Ares Vermelhos’ por envolvimento no roubo e furto de veículos em Mato Grosso. A decisão é do último dia 16 deste mês. A íntegra não foi disponibilizada, sendo desconhecido o tempo de prisão estabelecido.
Conforme a sentença, Rosana Ormeneze foi condenada pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Já Walhison Bruno Bezerra Ormeneze, Edna Aparecida dos Santos, Leria da Silva Teles, Daiana Rodrigues Canto, Greisiele Leite Moreira, Luis Paulo da Silva Martins, Bruno Weslei Bezerra Ormeneze e Eder Giovani Lavagnoli, foram condenados pelo crime de lavagem de dinheiro.
A denúncia
O Ministério Público Estadual (MPE) apontou na denúncia oferecida que o grupo praticou crimes de roubo, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, tráfico de drogas, estelionato, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
Durante as investigações, foi constatado que as ordens para a prática dos crimes partiram de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE). O grupo, conforme o MPE, tem como líderes Luciano Mariano da Silva (conhecido como Marreta), Robson José Pereira de Araújo (conhecido como Carcaça), Edmar Ormeneze, mais conhecido como Mazinho; e Wagner da Silva Moura, (chamado de Belo).
Consta na denúncia que os quatro cumpriam pena na PCE e são responsáveis por promover, cooptar, orientar e determinar por meio de aparelhos celulares a prática de crimes objetivando capitalizar a facção. A maioria das ocorrências tem a participação de adolescentes.
Os crimes foram registrados em Cuiabá, Várzea Grande e em municípios vizinhos, mas também há ocorrências em outros Estados e, até mesmo, em outros países.
Leia Também - Prefeito de cidade de Mato Grosso é filmado empinando moto em evento
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).