15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Terça-feira, 06 de Julho de 2021, 13:41 - A | A

Terça-feira, 06 de Julho de 2021, 13h:41 - A | A

HC NEGADO

Desembargador mantém prisão de fazendeiro acusado de acobertar Lázaro Barbosa

Fazendeiro contesta depoimento de caseiro no qual aponta que Lazaro dormiu na fazenda por mais de cinco noites

Lucione Nazareth/VGN

Reprodução/TV Globo

VGN_preso-ajuda-lazaro-Elmi

 Fazendeiro contesta depoimento de caseiro no qual aponta que Lazaro dormiu na fazenda por mais de cinco noites

 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ/GO), Ivo Favaro, negou pedido da defesa do fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, e manteve sua prisão por supostamente ter auxiliado Lázaro Barbosa a fugir da polícia. A decisão é do último dia 03 de junho.

Preso desde 24 de junho, a defesa do fazendeiro entrou com Habeas Corpus no TJ/GO alegando ausência de provas para a lavratura do auto de flagrante, assim como não se sustenta o argumento de que policiais foram impedidos de adentrar a propriedade rural de Elmi.

Leia Também - “Cara, por favor, arruma o tanto de munição de 38 e 380”, escreveu Lázaro a um amigo

A defesa citou que o depoimento do caseiro da fazenda, Alain Reis de Santana, foi tomado sem a presença de advogado e não tem validade jurídica, e questionou ainda “a eficiência das armas apreendidas”.

O  caseiro contou que Lázaro dormiu na fazenda de Elmi por mais de cinco noites, e que bandido estava com uma espingarda e um telefone celular. Lázaro também almoçava e jantava diariamente na fazenda com o consentimento de Elmi.

Em decisão monocrática, o desembargador Ivo Favaro, negou o pedido. “Friso não ser ônus do julgador, mas do impetrante, anexar a documentação para instruir o feito, posto que o mandamus exige prova pré constituída. Portanto, nos termos da Emenda Regimental nº 1, de 14.05.2014, que alterou o artigo 235, I, do RITJ, indefiro liminarmente a petição inicial, pondo fim ao processo sem julgamento de mérito”, diz trecho da decisão.

A denúncia do MP

Elmi Caetano foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por ajudar na fuga de Lázaro e por posse ilegal de arma de fogo em desacordo com determinação legal ou regulamentar. A denúncia, assinada pela promotora de Justiça Gabriela Starling Jorge Vieira de Mello, ainda não foi recebida pelo Judiciário para que ele se torne réu em ação penal.

Segundo a promotora, o fazendeiro, desde 18 de junho até o momento de sua prisão em flagrante em 24 de junho, deu guarida a Lázaro, fornecendo-lhe repouso, comida e escondendo-o em sua fazenda, de maneira a retardar e dificultar o trabalho da polícia.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760