09 de Março de 2025
09 de Março de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Sábado, 08 de Março de 2025, 14:30 - A | A

Sábado, 08 de Março de 2025, 14h:30 - A | A

Arquivada

Conselheiro rejeita ação que questionava convocação de cotistas em concurso do TJMT

O conselheiro Pablo Barreto afirmou que a convocação ocorreu dentro da legalidade

Rojane Marta/ VGNJur

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou um Procedimento de Controle Administrativo apresentado por Luiz Alberto Magalhães Feitosa, candidato que questionava os critérios de convocação para a segunda etapa do concurso público para juiz substituto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A decisão é do conselheiro Pablo Coutinho Barreto e foi publicada nesta quinta-feira (07.03).

Feitosa argumentava que houve irregularidades na convocação dos candidatos aprovados na primeira fase. Segundo ele, o TJMT e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela realização do concurso, teriam descumprido a Resolução 75/2009 do CNJ ao não contabilizar os cotistas aprovados dentro dos 300 primeiros colocados da ampla concorrência. O candidato alegava que, em razão desse critério, candidatos com pontuação inferior (72 pontos) foram chamados indevidamente, enquanto a nota correta de corte deveria ser 73 pontos.

Na decisão, o conselheiro Pablo Barreto afirmou que a convocação ocorreu dentro da legalidade, seguindo exatamente o previsto no edital. Barreto esclareceu que a Resolução 75/2009 foi alterada em 2022 e determina que candidatos cotistas sejam convocados em lista específica, sem prejuízo dos demais 300 classificados da lista geral.

Segundo o conselheiro, o edital previu expressamente que os candidatos cotistas não seriam contabilizados no limite geral de convocados. Barreto concluiu que, diante dessa previsão, o edital tem força normativa e vincula os participantes ao que nele está estabelecido.

Dessa forma, Barreto julgou improcedentes os pedidos apresentados por Luiz Alberto Feitosa e determinou o arquivamento da ação no CNJ. A segunda etapa do concurso do TJMT ocorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro, conforme previsto inicialmente.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760