Francisco Edicarlos de Lima Mota, vulgo “Nordeste, Ceará ou Terra”, Kelwilly Henrique Marques Borges, vulgo “Barbie” e outros membros do Comando Vermelho, alvos da operação “Castelo de Areia”, com atuação na Baixada Cuiabana, foram condenados à pena total de 92 anos de prisão. A decisão foi proferida nessa quarta-feira (27.08) pelo juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), eles foram condenados por integrarem organização criminosa reconhecida nacionalmente por atos de extrema violência e voltada para a prática não apenas do comércio ilegal de entorpecentes, mas de outros delitos, como tortura, homicídio, roubo e lesão corporal.
“Outrossim, o grupo é causador de inúmeros problemas na sociedade, atuando dentro e fora dos presídios de todo o país, ordenando salves e até morte de desafetos”, diz trecho da denúncia.
Francisco Edicarlos de Lima Mota foi condenado a 12 anos, 1 mês e sete dias; Cristiano Alves Damasceno a 10 anos, 04 meses e 15 dias; Bruno Raphael Souza Costa, Thiago Leandro Borges de Souza, Joilson Ricardo dos Santos de Campos, Janderson Jales da Silva, Guthyers Fernando Lunkes Camargo, Alexandro Cunha dos Santos, a 08 anos, 11 meses, 7 dias (cada um deles).
Kelwilly Henrique, a Barbie, foi sentenciada há 6 anos, 11 meses e três; Ariel Maique de Almeida Viana a 5 anos, 11 meses e sete dias; e Walderrama Ferreira Cordeiro de Freitas a 4 anos e 1 mês.
Todos eles foram condenados a cumprir pena em regime fechado, sendo que Bruno Raphael e Walderrama Ferreira poderão recorrer em liberdade.
Castelo de Areia
Dos 33 criminosos identificados desde o início das investigações da Polícia Judiciária Civil, que deflagrou a operação “Castelo de Areia” em janeiro de 2023, quatro morreram devido a desentendimentos entre eles mesmos. A operação teve 29 alvos em sua segunda fase, deflagrada em junho do ano passado.
Segundo a Polícia, o núcleo do “Comando Vermelho” atuaria em Nobres, Rosário Oeste e Jangada, municípios que se encontram em um raio de até 124 km da Capital, na Baixada Cuiabana.
Leia Também - Governo Federal vai atualizar política de cuidados em álcool e drogas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).