O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski escolheu o advogado cuiabano Jean Kelii Uema para comandar a Secretaria Nacional de Justiça. Uema, que tem um histórico de proximidade com figuras de destaque no cenário jurídico e político, como o ministro Alexandre Padilha e o advogado-geral da União, Jorge Messias, substituirá Augusto Arruda Botelho no cargo, marcando uma nova fase para a Secretaria considerada estratégica no espectro jurídico nacional.
A escolha de Uema, atual chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Relações Institucionais, vem em um momento onde a Secretaria Nacional de Justiça desempenha papéis fundamentais, incluindo a indicação de ministros e desembargadores para tribunais em todo o Brasil. Sua experiência prévia no Supremo Tribunal Federal (STF), ao lado de Manoel Carlos de Almeida Neto, com quem dividirá responsabilidades na pasta, e sob a tutela de Lewandowski, reforça a expectativa de uma gestão com raízes no conhecimento jurídico e na integridade.
Além de Uema, a equipe de Lewandowski ganha o reforço de outros profissionais de peso. Mário Sarrubbo assume a Secretaria Nacional de Segurança Pública, enquanto Ana Maria Alvarenga Mamede Neves será a chefe de gabinete. A continuidade é garantida com a manutenção de Andrei Rodrigues e Antônio Oliveira, respectivamente, nas diretorias-gerais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), assegurando uma transição suave e a continuidade dos projetos em andamento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).