14 de Abril de 2025
14 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 18:09 - A | A

Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 18h:09 - A | A

PLANO SAFRA

Ministro da Agricultura apresenta avanços no novo Plano Safra e destaca modernização do seguro rural

Novo Plano Safra prioriza crédito, infraestrutura e preços dos alimentos

Edina Araújo/VGNAGRO

Em reunião com representantes do Tesouro Nacional e especialistas do setor, nesta quarta-feira (09/04), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou os principais pontos em discussão para a construção do novo Plano Safra, com foco na modernização das políticas públicas voltadas ao setor agropecuário.

Um dos temas centrais foi a atualização do seguro rural, com iniciativas voltadas à adaptação às novas demandas climáticas e à realidade dos produtores. Um evento em Brasília reunirá especialistas para debater propostas inovadoras.

O ministro anunciou o lançamento do Eco Invest, programa de recuperação de estradas vicinais, vinculado ao Programa Nacional de Prestação de Passagens de Estradas, fundamentado em estudos internacionais.

O novo Plano Safra busca manter a taxa de juros agrícola próxima de 8% ao ano, especialmente para culturas voltadas ao consumo interno, como arroz, feijão e batata. Para produtos de exportação, como soja e milho, o objetivo é fortalecer as linhas de crédito com juros abaixo de 10%.

Segundo o ministro, está em estudo a criação da linha COP (Crédito Operacional Produtivo), voltada a pequenos e médios produtores, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e agilizar a liberação de recursos, em parceria com os principais bancos operadores.

Carlos Fávaro afirmou que os preços dos alimentos já apresentam queda no atacado, com reflexos esperados no varejo. Destacou reduções nos preços da carne bovina, do óleo de soja, do arroz e do feijão, além da expectativa de queda nos preços dos ovos após a Páscoa.

Ao comentar o aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o ministro criticou a decisão, classificando como “trampolinagem” de um governo “liberal radical”. Ressaltou a postura responsável adotada pelo Brasil e os impactos negativos da instabilidade cambial sobre o dólar e os mercados internacionais.

Ele disse que o governo está avaliando, caso a caso, a renegociação das dívidas dos produtores rurais, com previsão de destinação de até 8% dos recursos do crédito rural para essa finalidade. “Não haverá medida generalizada, mas ninguém será deixado para trás”, afirmou o ministro.

O anúncio oficial do novo Plano Safra deve ocorrer nas próximas semanas, com previsão de investimento recorde e foco na sustentabilidade, na produção e na segurança alimentar.

Leia tambémFávaro anuncia avanço da BR-242 em Mato Grosso ainda em 2025

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760